quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Hoje vamos falar da escritora inglesa Virginia Woolf.




Nascida Adeline Virginia Stephen (Kensington, Middlesex, 25 de janeiro de 1882 - Lewes, Sussex, 28 de março de 1941), foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo.

Estreou-se na literatura em 1915 com o romance The Voyage Out, que abriu o caminho para a sua carreira como escritora e uma série de obras notáveis. Morreu em 1941, tendo cometido suicídio.

Em 1912, casa-se com o escritor e editor Leonard Woolf e juntos, eles fundam a editora Hogarth Press, em Londres.


Leonardo Woolf e Virgnia Woolf

Segundo ela, a função do escritor é:
(...) é transmitir a essência sempre em mutação da mente, por maior que seja a complexidade ou o intrincado das suas manifestações, com o menor número possível de elementos estranhos ou alheios a ela.”

Resultado de imagem para virginia woolf


Woolf foi membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhou um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entre guerras. Seus trabalhos mais famosos incluem os romances Mrs.Dalloway (1925), To the Lighthouse (1927), Otlando: The Biografy (1928), e o livro-ensaio A room of One´s Own (1929), onde encontra-se a famosa citação "Uma mulher deve ter dinheiro e um teto todo seu se ela quiser escrever ficção".



Resultado de imagem para virginia woolf




Em 1925 publicou “Mrs. Dalloway, um romance onde a escritora faz uma crítica à relação patriarcal da sociedade inglesa da época, à dificuldade da mulher conquistar seu espaço diante do pouco acesso à educação e da opressão sofrida pelos homens.
Um dos mais conhecidos trabalhos, de não ficção, de Virgínia Woolf foi “Um Teto Todo Seu” (1929), um ensaio baseado em uma série de palestra que ela deu em 1928, em várias universidades femininas de Cambridge. O ensaio é visto como um texto feminista, uma crítica à falta de espaço e liberdade que as mulheres sofreram na história.

Resultado de imagem para virginia woolf
Com sérios problemas depressivos, que se agravaram durante a guerra, Virgínia Woolf se suicidou no rio Ouse,enchendo os bolsos de sua roupa de pedras perto de sua casa, em Sussex, Inglaterra, no dia 28 de março de 1941.


Fontes:
pensador.com
wikipedia.org
google.com.br
todamateria.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...