Hoje vamos falar de pronomes demonstrativos.
Os pronomes demonstrativos — este, esse, esta, essa, isto, isso — indicam a relação de um termo com outros no tempo, no espaço e no texto.
No tempo:
Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano.
Esse e aquele indicam tempo passado. Esse é usado para um passado próximo e aquele, para um passado mais distante.
Jarbas disse que ficou insatisfeito com informações enviadas pelo Ministério das Relações Exteriores sobre o caso do boliviano Roger Molina, parlamentar condenado naquele país e que fugiu esse ano este ano para o Brasil em um carro da chancelaria brasileira. (Para se referir ao ano vigente, use este.)
O Prodasen informou que no final de 2013 e no início deste ano a Casa investiu R$ 10 milhões em tecnologia da informação.
Presidente da Comissão de Educação pretende iniciar este mês debates sobre proposta, que está em análise no Congresso desde 2010.
Nessa sexta (21), aconteceu a posse de 47 novos servidores do Senado no Auditório do Interlegis.
Nesta sexta (21), aconteceu a posse de 47 novos servidores do Senado no Auditório do Interlegis. (O correto é nesta sexta, já que o texto se referia ao dia vigente.)
Lembrou que a balança comercial brasileira registrou, em outubro, um deficit de US$ 224 milhões, pior valor registrado nesse mês desde o ano 2000.
O relatório preliminar de Chinaglia à proposta orçamentária para 2012 foi aprovado no dia 10. Conforme noticiou a Agência Câmara, negociações mantidas naquela semana provocaram mudanças, reforçando significativamente a dotação das ações de saúde.
O líder do PT, Humberto Costa (PE), enalteceu a “decisão corajosa” da presidente Dilma Rousseff de lançar o Programa Mais Médicos há quase um ano. Naquele momento, lembra, houve “quase uma convulsão raivosa” de alguns setores diante da determinação de levar médicos a localidades desprovidas ou com poucos profissionais.
No espaço:
Este é usado para se referir a objetos que estão perto de quem fala. Por exemplo: esta sala está quase cheia (a pessoa que fala se encontra no local), este parecer aqui já está pronto (o documento está perto de quem fala).
— Esperamos em breve que este Plenário possa consagrar esse desejo do povo baiano e da presidente da República — concluiu.
Esse indica que o objeto está perto da pessoa com quem se fala. É o caso de: essas pastas aí estão vazias (as pastas estão próximas da pessoa com quem se fala).
Aquele informa que o objeto está longe tanto da pessoa que fala quanto da pessoa com quem se fala. Veja: vamos pegar aquele livro lá na estante.
Dica:
Toda vez que o objeto referido puder ser “localizado” por meio do advérbio AQUI, então usa-se os pronomes com T (este, neste, deste, isto, nisto, disto).
Quando o objeto for designado pelo advérbio AI, então usamos os pronomes com SS (esse, nesse, desse, isso, nisso, disso).
Ex: Este livro (aqui) é interessante.
Essa lâmpada (aí) está queimada.
Este faz referência a algo que ainda será apresentado no texto, que virá a seguir. Dá ideia de algo que virá no futuro próximo.
São estes os parlamentares que assinaram o requerimento, de acordo com o senador paraense: Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Efraim Morais (DEM-PB) (...)
— Isto é extremamente importante: cuidar da nossa população. Esse é o papel que nós, parlamentares, exercemos — declarou.
São estas as propostas já aceitas pelo presidente do Senado: estabelecimento de uma meta de redução de pessoal, realização de sessão ordinária mensal no Plenário para estabelecer a votação de pauta; realização de sessão ordinária do Plenário para votação de medidas administrativas (...)
— Esta é uma indagação elementar: se a redução da tarifa ocorrerá em 2013, por que razão a presidente teria que anunciar em meio à campanha eleitoral? Isto é honesto? Isto respeita o país? Isto é procedimento de chefe da nação ou de chefe de uma facção política? — questionou [o senador].
Esse faz menção a algo que já foi apresentado no texto.
Ele disse que as indústrias de cigarros devem começar a se preparar, pois o número de fumantes vai diminuir cada vez mais em razão da consciência dos malefícios causados por este hábito. (O correto é esse hábito, pois se refere ao hábito de fumar, já apresentado no texto. Para uma redação mais enxuta, bastaria “malefícios causados pelo hábito".)
– Nesta Casa, sou da base do governo Dilma. Isso, no entanto, não me impede, não me inibe ou me descredencia a deplorar não apenas as desculpas piedosas ou a falta de originalidade nas explicações e as tentativas de trapacear a verdade, não apenas isso, mas sobretudo o fato em si, isto é, as privatizações.
De um lado, o consumidor reclama das oscilações nos preços das passagens aéreas. De outro, as empresas aéreas e a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República garantem que o valor médio das tarifas caiu na última década. Este contraponto marcou o debate sobre os motivos do aumento excessivo das tarifas aéreas, promovido pela CAE.
Para reservar sua visita clique aqui e preencha o pedido de visita para o dia e o horário desejados, com antecedência mínima de 48 horas. Há também um endereço de correio eletrônico para este fim: visitas@camara.gov.br. (o correto é esse fim, pois refere-se ao pedido de visita).
O projeto também estabelece que a condenação criminal não implica automaticamente a destituição do poder familiar. Isto só aconteceria em caso de crime doloso praticado contra o próprio filho e punível com reclusão. ( o correto é escrever Isso só aconteceria, pois refere-se ao projeto).
Fontes:
infoescola.com
google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário