Imigração no Brasil.
Muitos imigrantes também vieram para cá, fugindo do perigo provocado pelas duas grandes guerras mundiais que atingiram o continente europeu.
A imigração no Brasil teve início em 1530 com a chegada dos colonos portugueses, que vieram para cá com o objetivo de dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Durante todo período colonial e monárquico, a imigração portuguesa foi a mais expressiva.
Nas primeiras décadas do século XIX, imigrantes de outros países, principalmente europeus, vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho. Compravam terras e começam a plantar para sobreviver e também vender em pequenas quantidades. Aqueles que tinham profissões (artesãos, sapateiros, alfaiates, etc.) na terra natal abriam pequenos negócios por aqui.
No começo da década de 1820, muitos imigrantes suíços se estabeleceram na cidade de Nova Friburgo (estado do Rio de Janeiro). Neste mesmo período os alemães começaram a chegar à Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estes imigrantes passaram a trabalhar em atividades ligadas à agricultura e pecuária.
Já os italianos, que vieram em grande quantidade para o Brasil, foram para a cidade de São Paulo trabalhar no comércio ou na indústria. Outro caminho tomado por eles foi o interior do estado de São Paulo, para trabalharem na lavoura de café que estava começando a ganhar fôlego em meados do século XIX.
No imaginário italiano, o Brasil era a terra da “cucagna”, da fartura, onde as montanhas eram de ouro e das árvores se colhia queijo. Por isso, a saída da Itália para o Brasil abria um novo horizonte para os imigrantes. Mas cruzar o Atlântico em direção à América não era nada fácil: a viagem, na terceira classe do navio a vapor, podia durar até 40 dias.
Já os japoneses começaram a chegar ao Brasil em 1908. Grande parte destes imigrantes foi trabalhar na lavoura de café do interior paulista, assim como os italianos.
Por que estes imigrantes vieram para o Brasil?
No século XIX, o Brasil era visto na Europa e na Ásia (principalmente Japão) como um país de muitas oportunidades. Pessoas que passavam por dificuldades econômicas enxergaram uma ótima chance de prosperarem no Brasil.
Vale lembrar também que, após a abolição da escravatura no Brasil (1888), muitos fazendeiros não quiseram empregar e pagar salários aos ex-escravos, preferindo assim o imigrante europeu como mão de obra. Neste contexto, o governo brasileiro incentivou e chegou a criar campanhas para trazer imigrantes europeus para o Brasil.
Portugal é a pátria do maior grupo imigrante daqui no século XX. Na virada do século, mais de 1/3 dos 510 mil estrangeiros no país tinham nascido lá, mais do que o triplo de japoneses . Meus avós chegaram em Santos em 1923, vindo de Portugal.
Muitos imigrantes também vieram para cá, fugindo do perigo provocado pelas duas grandes guerras mundiais que atingiram o continente europeu.
A imigração ucraniana para o Brasil ocorreu no mesmo período das grandes imigrações europeias no final do século XIX, após a abolição da escravatura, e teve início no ano de 1891, com a chegada das primeiras oito famílias de imigrantes da cidade de Zolotiv, região de Lviv, Oeste da Ucrânia, para a cidade de Mallet, Estado do Paraná. A duas primeiras grandes levas vindas da região da Galícia e Bukovina (parte ocidental da Ucrânia), calculadas aproximadamente em mais de cinco mil famílias de agricultores, chegaram em 1895 e 1896. Entre 1897, a imigração ucraniana tornou-se massiva, totalizando aproximadamente 20.000 imigrantes, sendo todos originários da Galícia, região que era constituída de 271.000 pessoas. A segunda onda de imigrantes para o Brasil verificou-se entre 1908 a 1914 também provenientes da Galícia e a motivação foi o emprego na construção da estrada de ferro entre São Paulo e o Rio Grande do Sul. Nesse período chegaram 18.500 imigrantes. Após 1917 a 1945 tivemos novas levas de imigrantes, agora vindas por razões mais políticas, constituídas por imigrantes operários e profissionais de várias categorias, como militares, ex-prisioneiros de guerra e refugiados políticos.
Principais países de origem dos imigrantes que vieram para o Brasil: Portugal, Itália, Alemanha, Japão, Espanha, Suíça, China, Coreia do Sul, Polônia, Ucrânia, França, Líbano, Israel, Bolívia e Paraguai.
No bairro do Brás em São Paulo, na Rua Visconde de Parnaíba, 1316 fica o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, onde ficava a antiga estalagem dos imigrantes.
Vale a pena uma visita. O museu possui festas com danças e comidas típicas e você pode consultar a história dos imigrantes que chegavam à São Paulo.
No bairro do Brás em São Paulo, na Rua Visconde de Parnaíba, 1316 fica o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, onde ficava a antiga estalagem dos imigrantes.
Vale a pena uma visita. O museu possui festas com danças e comidas típicas e você pode consultar a história dos imigrantes que chegavam à São Paulo.
Fontes:
historiadobrasil.net/imigracao/
lintomass.wordpress.com
oestrangeiro.org/2013/03/06/a-saga-dos-imigrantes
gogle.com.br
museudaimigracao.org.br
museudaimigracao.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário