domingo, 10 de setembro de 2017

Olá, pessoal !


Hoje vamos falar de uma das maiores monstruosidades praticadas pelos seres humanos contra outros seres humanos; os crimes de guerra.

A Convenção de Genebra proíbe a prática desses crimes contra prisioneiros de guerra, população civil, bombardeios indiscriminados à cidades, assassinato de reféns, pilhagem em cidades, trabalho forçados e escravidão.

A história desses tratados está associada ao suíço Henri Dunant, fundador da Cruz Vermelha. Dunant tomou a iniciativa de organizar esse tipo de acordo em uma convenção na cidade de Genebra, na Suíça, em 1864, que contou com a presença das principais potências européias. Após o primeiro encontro, várias outras convenções foram realizadas para ampliar e detalhar uma espécie de regulamento para a participação em uma guerra. A cidade de Haia, na Holanda, foi sede de dois dos encontros seguintes (em 1899 e 1907) e na Suíça mesmo foram assinadas outras três convenções (em 1906, 1929 e 1949).



Resultado de imagem para convenção de genebra - crimes de guerra
civis chineses sendo enterrados vivos pelos japoneses durante o massacre de Nanquim


Quando falamos em crimes de guerra vêm nos a cabeça os crimes praticados pelos nazistas durante s Segunda Guerra Mundial e o Julgamento de Nuremberg.



Resultado de imagem para campos de concentração nazista



No entanto os massacres e estupros praticados pelos japoneses nas ilhas do Pacífico, conquistadas por eles durante a segunda guerra, e principalmente o massacre à população chinesa no mesmo conflito foram igualmente crimes de guerra.



Resultado de imagem para crimes de guerra japoneses


Assim como as Forças do Eixo, os aliados também praticaram crimes de guerra, que não foram julgados até hoje. 
Um dos exemplos mais retumbantes foi o ataque americano às cidades de Hiroshima e Nagasaki, ataques deliberados contra uma população civil indefesa.

A destruição de cidades inteiras como Dresden, Hamburgo e Colonia na Alemanha, pelas forças aliadas também são consideradas crimes de guerra. 



Resultado de imagem para bombardeio de Dresden
  Cidade de Dresden - Alemanha - Fevereiro de 1945






Resultado de imagem para bombardeio à hiroshimaResultado de imagem para bombardeio à Nagasaki
                               Hiroshima e Nagasaki

As transferências populacionais da antiga União Soviética para os gulags, e o campo de concentração japonês nos Estados Unidos, também são exemplos desses crimes na Segunda Guerra Mundial.


Infelizmente, mesmo após a condenação dessa prática, os crimes de guerra continuam a serem praticados.

Na Guerra da Coréia os EUA bombardearam por dias seguidos a capital da Coréia do Norte, Pyongyang.


O genocídio de 1994 em Ruanda onde foram mortos mais de 800 mil habitantes da etnia tutsis.


O ataque de Saddam Hussein contra os curdos. Os massacres praticados na guerra da Bósnia, onde o ditador sérvio Slobodan Milosevic é acusado de crimes contra a população muçulmana.


A própria prisão de Guantánamo em Cuba pode ser considerada como crime de guerra, onde os EUA mantém prisioneiros de guerra em condições desumanas, submetidos à tortura, sendo que contra muitos deles nem sequer existe uma acusação formal.




Resultado de imagem para prisão de guantanamo direitos humanos


Enfim sempre que um ser humano achar que pode dispor da vida, vontade ou liberdade de um outro ser humano; para fazer o que bem quiser; a Humanidade se encontrará mais diminuída e distante dos ideais de fraternidade e igualdade.
Essa violência praticada contra outros seres humanos, só servem para gerar ódio e sentimento de vingança, fazendo surgir grupos como o I.S.I.S. - estado islâmico, ditadores como Kim Jon-un da Coréia do Norte, e outros chamados "terroristas" pelo mundo Ocidental, que pensam o mesmo daqueles que invadem países e fazem chacinas contra civis e indefesos.


Fontes:

wikipedia.org
mundoestranho.abril.com.br



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...