Olá, pessoal !
Bom sábado e bom fim de semana a todos.
Hoje vamos falar do filme "Guess who´s coming to dinner" "Adivinhe quem vem para jantar" de 1967, dirigido por Stanley Kramer, com Spencer Tracy, Sidney Poitier, Katharine Houghton e Katherine Hepburn.
O filme trata do preconceito racial e do casamento interracial proibido em dezessete estados americanos até 12 de junho daquele mesmo ano, quando a Corte Suprema legalizou a situação.
Mesmo assim o tema era um tabu em várias regiões dos Estados Unidos.
O filme fala do romance entre a estudante branca Joanna Drayton (Houghton) e o médico afro-descendente Dr. John Wayde Prentice Jr.(Poitier), que se conhecem nas férias no Havaí, se apaixonam e resolvem se casar.
A jovem leva o médico para conhecer a sua família, que apesar de liberal, se choca com a rapidez da paixão e pela diferença racial.
Os amigos também se surpreendem com o namoro e futuro casamento.
Os pais do médico famoso, também criticam a união dos dois.
Stanley Kramer disse mais tarde que, os atores principais do filme acreditavam tanto na premissa que concordaram em atuar no projeto antes mesmo de lerem o roteiro. Spencer Tracy estava terrivelmente doente e as companhias de seguro se recusaram a cobri-lo; Kramer e Hepburn juntaram parte de seus salários para que se ele morresse outro ator pudesse ser contratado. As filmagens foram alteradas para acomodar Tracy.
As críticas do filme foram mais positivas do que negativas, com a maior parte dos críticos elogiando as elegantes performances dos quatro atores principais. O filme também aborda a discriminação negro-contra-branco, como quando o pai do médico e Tillie Binks, a governanta da casa, tentam persuadir o jovem a abandonar seus planos de casamento.
Roy E. Glenn e Beah Richards
O filme também se tornou notável por ser a última performance nas telas do duo Tracy-Hepburn (Tracy morreu dezessete dias depois que as filmagens acabaram). No último discurso de Tracy no filme, Hepburn chora de verdade, já que ambos sabiam que esta seria a última vez que atuariam juntos. Hepburn nunca viu o filme todo. Ela declarou que seria muito doloroso.
Spencer Tracy e Katherine Hepburn
O filme ganhou o Oscar de melhor roteiro original de 1968.
Mais um filme que recomendo, com o excelente Sidney Poitier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário