Hoje vamos falar do movimento punk no Brasil.
Após a Segunda Guerra Mundial, jovens do mundo todo, adotaram maneiras e hábitos que visavam sobretudo romper com a sociedade da época.
Na década de 50 e 60 principalmente, movimentos como rock´n´ roll na música, romperam com o status quo, também numa nova foma de falar, se vestir e agir.Em pouco tempo, a estética trazida pelo rock foi empregada para se transmitir as diferentes formas de mensagem. Sendo assim, na década de 1960, alguns jovens começaram se identificar com uma música de temas menos pretensiosos e que falasse das experiências cotidianas de modo crítico e direto. Em geral, esse tipo de demanda apareceu entre os jovens norte-americanos, que não se identificavam tanto com a lisergia (acrônimo do LSD) e o experimentalismo que começavam a ganhar espaço entre diversas bandas.
Punk é um movimento artístico de contracultura, disseminado principalmente através da música e da ideologia que defendia o antiautoritarismo, a liberdade anárquica, a oposição ao consumismo entre outros pensamentos revolucionários.
Bandas como MC5, Stooges e Velvet Underground, compuseram músicas cm letras que foram uma das primeiras referências do movimento punk.
Na década de 70 a banda Ramones, solidificou um modo de comportamento e canções com letras que personificavam esse jeito mais ligado ao sub-mundo.
Na Inglaterra, coincidindo com o fim da banda New York Dolls, empresariada por Malcom McLaren, surge a banda Sex Pistols
Na Inglaterra, coincidindo com o fim da banda New York Dolls, empresariada por Malcom McLaren, surge a banda Sex Pistols
Sex Pistols
O movimento punk em São Paulo surgiu na Zona Norte, mais precisamente a turma roqueira da Vila Carolina, onde desde o início dos anos 1970, já se formava uma cena pré-punk influenciada por bandas de protesto estado-unidenses e inglesas, como MC5, The Stooges e Dust. Aqui, surge a primeira banda punk brasileira: Restos de Nada.
A banda foi formada em 1978 como uma forma de protestar contra a repressão do governo militar e mostrar que diversos jovens lutavam por uma sociedade melhor. O precursor dessas ideias foi o guitarrista Douglas Viscaino que como protesto criou a banda e dizia que poderia através das músicas e letras libertárias conscientizar todas as pessoas a lutarem contra a perversa forma de sistema imposta pela ditadura. Inspiradas nesse ideal, muitas outras bandas se formaram para também criticar o regime, tais quais como AI-5, Detrito Federal, Condutores de Cadáver, Cólera, Aborto Elétrico, entre outras.
Em Brasília, o punk rock chegou por volta de 1977, através de filhos de políticos e embaixadores que trouxeram do exterior álbuns de bandas de punk rock que estavam nas paradas inglesas da época.
Banda Resto de Nós
No Brasil, vivíamos a ditadura militar e a censura, e o movimento punk, se opunha a tudo isso. Bandas como "Olho Seco" "Aborto Elétrico" e "Cólera", imitavam os estilos e os sons das músicas de estilo punk internacional.
O estilo de luta contra a pressão e o governo, foram marcas do movimento punk.
Fontes:
wikipedia.org
mundoestranho.abril.com.br
brasilescola.com.br
significadosbr.com.br/punk
dicionarioinformal.com.br
agenciabaquara.wordpress.com
agenciabaquara.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário