Hoje 25 de Janeiro, a cidade de São Paulo,faz 463 anos de fundação.
São Paulo foi fundada pelos padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta em 25 de Janeiro de 1554.
Temos de voltar um pouco na História, para podermos entender melhor o desejo dos jesuítas em arregimentar os gentios para catequização.
Em 1532, Martin Afonso de Souza, funda no litoral paulista a primeira vila brasileira, São Vicente. Donatário da Capitania de São Vicente, ele incentiva a criação de outras vilas.
Em 1532, foi fundada a cidade de Itanhaém, em 1542 foi fundada a cidade de Santos.
Restava, no entanto, vencer a muralha da Serra do Mar, e subir até o planalto.
Interessado na catequização dos indígenas, longe da influência de outros brancos, o Padre Manoel da Nóbrega, líder da Companhia de Jesus, resolve subir a Serra do Mar e vir até o planalto.
O local escolhido tinha que ter uma ampla visão de toda a várzea do Carmo, entre os rios Tietê, Tamanduateí, e Anhangabaú, propiciando assim vislumbrar ataques de outras tribos de índios.
Auxiliados por João Ramalho e o cacique Tibiriçá; Manoel da Nóbrega e José de Anchieta fundam a vila de São Paulo em 25 de Janeiro de 1554, aniversário da conversão do apóstolo Paulo
Em princípio eles erguem uma choupana de taipas,onde é rezada a primeira missa; e ao redor dela, forma-se uma aldeia.
Em 1562, incomodados com a aliança entre jesuítas e os Tupiniquins, os Tupinambás atacaram a Vila de São Paulo, episódio conhecido como cerco do Piratininga.
Em 1560, povoado ganhou o foro de vila, mas devido a distância dos grandes centros, a cidade ficou estagnada por muito tempo.
Em 1711, a vila foi elevada a categoria de cidade, apesar disso São Paulo servia apenas como uma base para a partida dos Bandeirantes que se embrenhavam pelo interior do Brasil em busca e riquezas, índios para escravização, e fundar outras localidades.
Somente na metade do século XIX com a construção da ferrovia Santos-Jundiaí, o desenvolvimento chegou de forma mais acentuada.
São Paulo passou a ser um polo da exportação do café, que através da ferrovia ia até o porto de Santos.
No final do século XIX. depois da libertação dos escravos, a cidade passou a receber um grande número de imigrantes, portugueses, espanhóis e italianos, que passavam por São Paulo, para seguirem para o trabalho nas lavouras do interior do Estado.
No século XX, outra leva de imigrantes chegou à São Paulo, para trabalharem na incipiente indústria que surgia.
Na metade do século XX, muitos migrantes também chegaram, vindos principalmente da região Norte/Nordeste, para trabalharem principalmente na construção civil.
Todos eles foram muito importantes para a pujança da cidade, que é uma das maiores cidades do mundo, que por isso mesmo, possui os problemas de toda grande cidade.
Fontes:
estoriasdahistoria.blogspost12.com.br
wikipedia.org.
historiadesaopaulo.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário