sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Outra música que lembro do nosso trabalho de estágio foi: Rapte-me camaleoa do Caetano Veloso, uma mistura entre sonoridade e ritmo numa simbiose perfeita.




Segundo Caetano Veloso a música foi uma homenagem à atriz Regina Cazé, que na época fazia uma peça do grupo de teatro "Asdrubal trouxe o trombone" chamada "Trate-me leão", onde Regina fazia o personagem "Camaleoa"





E, como complemento, pra demonstrar que os efeitos aliterativos remexem no interior do contexto sonoro e semântico, convido a perceber a reduplicação das mesmas vogais “ei”, agora sugerindo a sensualidade da curvatura de seios instigantes na imaginação de um personagem: “lEItos perfEItos, seus pEItos dirEItos me olham assim”. São os peitos, insistentes, que olham o personagem. Repare os efeitos expressionistas e a polifonia pela magistral sonoridade que pulula na construção da letra.
Reparem a polifonia e os efeitos expressionistas, assim como um junção com expressões da língua inglesa (it´s up to me - isso e comigo) e francesa (ne me quitte pas - não me abandone).


Rapte-me, camaleoa, 
Adapte-me a uma cama boa, 
Capte-me uma mensagem à toa 
De um quasar pulsando loa, 
Interestelar canoa, 
Leitos perfeitos, seus peitos direitos 
Me olham assim, 
Fino menino, me inclino pro lado do sim, 
Rapte-me, adapte-me, capte-me, ‘it's up to me', coração, 
Sem querer ser, merecer ser um camaleão. 
Rapte-me, camaleoa, adapte-me ao seu ‘ne me quitte pas'

“Rapte-me, Camaleoa” (Outras Palavras , 1981).


                            Cetano Veloso e Maria Gadú



Fontes:
triplov.com/romildo/caetano_veloso1
caetanoendetalle.blogspot.com
recantodasletras.com.br
youtube.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...