Outra música que lembro do nosso trabalho de estágio foi: Rapte-me camaleoa do Caetano Veloso, uma mistura entre sonoridade e ritmo numa simbiose perfeita.
Segundo Caetano Veloso a música foi uma homenagem à atriz Regina Cazé, que na época fazia uma peça do grupo de teatro "Asdrubal trouxe o trombone" chamada "Trate-me leão", onde Regina fazia o personagem "Camaleoa"
E, como complemento, pra demonstrar que os efeitos aliterativos remexem no interior do contexto sonoro e semântico, convido a perceber a reduplicação das mesmas vogais “ei”, agora sugerindo a sensualidade da curvatura de seios instigantes na imaginação de um personagem: “lEItos perfEItos, seus pEItos dirEItos me olham assim”. São os peitos, insistentes, que olham o personagem. Repare os efeitos expressionistas e a polifonia pela magistral sonoridade que pulula na construção da letra.
Reparem a polifonia e os efeitos expressionistas, assim como um junção com expressões da língua inglesa (it´s up to me - isso e comigo) e francesa (ne me quitte pas - não me abandone).
Rapte-me, camaleoa,
Adapte-me a uma cama boa,
Capte-me uma mensagem à toa
De um quasar pulsando loa,
Interestelar canoa,
Leitos perfeitos, seus peitos direitos
Me olham assim,
Fino menino, me inclino pro lado do sim,
Rapte-me, adapte-me, capte-me, ‘it's up to me', coração,
Sem querer ser, merecer ser um camaleão.
Rapte-me, camaleoa, adapte-me ao seu ‘ne me quitte pas'
“Rapte-me, Camaleoa” (Outras Palavras , 1981).
Cetano Veloso e Maria Gadú
Fontes:
triplov.com/romildo/caetano_veloso1
caetanoendetalle.blogspot.com
recantodasletras.com.br
youtube.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário