quinta-feira, 2 de agosto de 2018


Olá, pessoal !


Hoje vamos falar do livro Capitães de Areia de Jorge Amado.





O livro do escritor baiano Jorge Amado retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua, procura mostrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas de sua vida bestializada, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança.


Resultado de imagem para capitães de areia traduções para outros idiomas
                                              Jorge Amado


No início da obra há uma série de reportagens fictícias que explicam a existência de um grupo de menores abandonados e marginalizados que aterrorizam a cidade de Salvador e é conhecido por Capitães da Areia. 

O chefe do grupo Capitães da Areia é um jovem chamado Pedro Bala, um menino loiro e filho de um grevista morto no cais. Tinha ido parar na rua por volta dos cinco anos de idade e desde jovem já se mostrava corajoso e o mais capacitado a se tornar o líder das crianças. 

Uma dos meninos é conhecido como Professor, que sabia ler e passava as noites lendo livros à luz de vela. Algumas vezes ele lia as histórias para os outros do grupo ou então criava as suas próprias narrativas a partir do que lera. Outra personagem que compõe o grupo é Gato, conhecido assim por ser tido como um dos mais bonitos ali. 

Outra personagem que merece destaque é Sem Pernas, um menino que uma vez fora pego pela polícia e por isso passou a ser um jovem amargo e que odiava a tudo. Por ser manco, às vezes era usado nos assaltos a casas: ele batia nas portas das casas dizendo que era um órfão aleijado e pedia ajuda. Ganhando confiança dos moradores, ele descobria o que tinha de valor na casa e depois relatava aos Capitães da Areia.

Outros personagens do grupo eram Volta Seca, Dora,  João Grande, Pirulito e Boa Vida.

Resultado de imagem para capitães de areia traduções para outros idiomas


Uma doença grave, varíola,  conhecida como alastrim se espalha pela cidade matando muitas pessoas carentes de vacinas ou de atendimento médico.

O livro é um retrato social da vida levada por crianças abandonadas em Salvador, que fazem de tudo, inclusive pequenos furtos para poder sobreviver à margem da sociedade que os torna invisíveis.



O romance foi traduzido em diversos idiomas, e foi levado para TV numa minissérie na Band e para o cinema.


Fontes:
guiadoestudante.abril.com.br
google.com.br
wikipedia.org
youtube.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...