Olá, pessoal !
Hoje vamos falar do livro Capitães de Areia de Jorge Amado.
O livro do escritor baiano Jorge Amado retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua, procura mostrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas de sua vida bestializada, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança.
Jorge Amado
No início da obra há uma série de reportagens fictícias que explicam a existência de um grupo de menores abandonados e marginalizados que aterrorizam a cidade de Salvador e é conhecido por Capitães da Areia.
O chefe do grupo Capitães da Areia é um jovem chamado Pedro Bala, um menino loiro e filho de um grevista morto no cais. Tinha ido parar na rua por volta dos cinco anos de idade e desde jovem já se mostrava corajoso e o mais capacitado a se tornar o líder das crianças.
Uma dos meninos é conhecido como Professor, que sabia ler e passava as noites lendo livros à luz de vela. Algumas vezes ele lia as histórias para os outros do grupo ou então criava as suas próprias narrativas a partir do que lera. Outra personagem que compõe o grupo é Gato, conhecido assim por ser tido como um dos mais bonitos ali.
Outra personagem que merece destaque é Sem Pernas, um menino que uma vez fora pego pela polícia e por isso passou a ser um jovem amargo e que odiava a tudo. Por ser manco, às vezes era usado nos assaltos a casas: ele batia nas portas das casas dizendo que era um órfão aleijado e pedia ajuda. Ganhando confiança dos moradores, ele descobria o que tinha de valor na casa e depois relatava aos Capitães da Areia.
Outros personagens do grupo eram Volta Seca, Dora, João Grande, Pirulito e Boa Vida.
Uma doença grave, varíola, conhecida como alastrim se espalha pela cidade matando muitas pessoas carentes de vacinas ou de atendimento médico.
O livro é um retrato social da vida levada por crianças abandonadas em Salvador, que fazem de tudo, inclusive pequenos furtos para poder sobreviver à margem da sociedade que os torna invisíveis.
O romance foi traduzido em diversos idiomas, e foi levado para TV numa minissérie na Band e para o cinema.
Fontes:
guiadoestudante.abril.com.br
google.com.br
wikipedia.org
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário