sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Hoje vamos falar do escritor e educador brasileiro John Köpke.

Escritor e educador nascido em Petrópolis - Rio de Janeiro em  1852, foi um educador e escritor brasileiro, tido como precursor de Monteiro Lobato na literatura infantil.

Bacharel formado em Direito pelo Largo São Francisco e filho de educador, João Köpke nasceu em Petrópolis (RJ), em 1852, mas trabalhou por muitos anos no Estado de São Paulo, tendo sido inclusive professor em duas escolas de Campinas (SP). Além de Versos para os pequeninos, o grupo Alfabetização, Leitura e Escrita (Alle), coordenado por Norma, também pesquisou outro manuscrito de Köpke, A cartilha de Hilda. Methodo de leitura pelo processo analytico. Ambos foram emprestados à Unicamp pela bisneta do educador, Maria Lygia Köpke dos Santos, que estudou a cartilha analítica em sua tese de doutorado defendida em 2013, na Faculdade de Educação.
João Köpke filho de imigrantes portugueses abandonou a carreira da magistratura para dedicar-se definitivamente ao magistério em 1878. Republicano histórico, amigo de Rangel Pestana e Silva Jardim, via na causa da instrução a condição fundamental para a viabilização do regime republicano. Dedicou-se especialmente ao ensino primário, fundando em São Paulo, no ano de 1884, a Escola Primária Neutralidade. Sua dedicação à causa do ensino primário o levou a uma vasta produção bibliográfica voltada para a aprendizagem nas séries iniciais. Escreveu livros de leitura, cartilhas, peças infantis, artigos em revistas e jornais; foi jornalista, crítico, polemista e conferencista. Entre as suas obras mais citadas, destacamos: Methodo racional e rápido para aprender a ler sem soletrar (1874), e Primeiro livro de leituras moraes e instructivas para uso nas escolas primárias – pertencente à série Rangel Pestana. Como conferencista, ficou marcado pela conferência proferida ao professores paulistas no ano de 1896 intitulada A leitura analytica. Nesta conferência defendeu a sua maneira de processar o método analítico, o que gerou uma série de polêmicas junto aos professores paulistas . O nome de João Köpke está ligado a um momento muito especial da história da pedagogia brasileira, mais precisamente o final do século XIX e início do século XX, onde a partir do novo regime foi iniciado o processo de sistematização das práticas de leitura e escrita, levando ao que ficou conhecido como a Questão dos métodos
Esse livro manuscrito é a prova material da existência de uma cartilha produzida por esse autor para o ensino da leitura pelo método analítico - encontrada apenas em sua versão original. A obra é composta por três partes: "o livro de hilda", "o livro das bonecas", "O livro de Hilda -

Página de rosto de Versos para os Pequeninos (s.d.) 
Os dois manuscritos foram escritos entres séculos. A Cartilha de Hildatraz, em sua capa, a data de 1902, enquanto Versos para os pequeninos foi, provavelmente, elaborado entre 1886 a 1897. De acordo com a docente, Köpke se sobressai na história da educação pela sua atuação como intelectual brilhante, “mestre escola” e pelos seus livros de leitura, reeditados até meados do século XX. O que o manuscrito Versos para os Pequeninos confirma é a irreverência do autor no trato com a linguagem, com a forma e temáticas inscritas na maioria de seus poemas. Na entrevista a seguir, Norma destaca a importância dos manuscritos do educador, sobretudo aquele estudado por ela, para a história da literatura infantil no paí.
Locuções, proloquios e pensamentos (Köpke, 1915, p. 104-5) 



Resultado de imagem para eu sou um pobre sapo que vivo a vida inteira
“Eu sou um pobre sapo
Que vive a vida inteira
Debaixo de uma pedra
Do rio, aqui na beira.
Se chove não me importo,
Pois chuva não quebra osso,
Engulo algumas gotas
E os outros sapos, ouço.
Às vezes, pisco um olho,
Às vezes, mosca pego,
E faço meus passeios
Nos campos cá de perto.
Assim é minha vida,
Nem que digam que sou feio,
Pois não foi para modelo,
Que o sapo ao mundo veio!” 



Seu método de ensino, ao contrário do tradicional era feito pelo método analítico, onde o aprendizado se dá através do texto inteiro, das palavras e da imagem.

Método Sintético ou tradicional:
-Método rápido e antigo de alfabetização; uma correspondência entre o som e grafia, oral e escrita.
-Aprendizagem ocorre por meio de letra por letra e sílaba por sílaba e palavra por palavra.
-O indivíduo é capaz de perceber os símbolos gráficos de uma forma geral.

Método analítico:


-Método que analisa o todo (palavra).
-Inicia-se com palavras frases ou contos.
-Faz com que as crianças compreendam o sentido de um texto.
-Não ensina a leitura através da silabação, estimulando a leitura e deixando o aluno a vontade.
-Habilidades dos alunos devem ser consideradas.
-Priorizar as habilidades de ouvir, falar e escrever.


Foto: reproduçãoFoto: reprodução

Sua contribuição para a Educação, principalmente na época que vivia em São Paulo foi marcante, e após sua morte em 1926, seu nome foi homenageado com uma escola "Grupo escolar John Kopke, hoje Escola Estadual John Kopke, na Alameda  Cleveland 331 em  Campos Elísios.



Fontes:
portaleducacao.com.br
unicamp.br/johnkopke
google.com.br
wikipedia.org
scielo.com
leg.ufpi.br/subsiteFiles/
researchgate.net/O_escritor_da_pena_feiticeira_Joao_Kopke

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