segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Olá, pessoal !

Hoje vamos falar do grande compositor brasileiro Braguinha, também conhecido como João de Barro.

Resultado de imagem para joão de barro compositor

João de Barro (1907-2006) nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1907. Para os documentos oficiais ele é Carlos Alberto Ferreira Braga, para a música popular é João de Barro, ou Braguinha. Filho do gerente de fábrica de tecidos, Carlos Alberto Ferreira Braga entrou para o curso de Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes, abandonando logo depois, para se dedicar às marchinhas de carnaval.
Aprendeu a tocar violão no colégio, com o amigo e futuro compositor Henrique Brito, instrumentista de enorme talento. Adotou o pseudônimo "João de Barro", pois na época não ficava bem um "rapaz de família" fazer música popular.
Durante sua carreira, teve em Alberto Ribeiro o parceiro mais constante. Sempre irreverente, Braguinha utilizou certa vez o pseudônimo "Funarius Rufus", nome científico do pássaro João de Barro, para uma marcha que ele tinha vergonha de assinar. Na ocasião, muitos se perguntaram sobre a existência deste tal "Funarius Rufus", o compositor de uma só música.

Em 1929 participou do conjunto Bando dos Tangaras, tendo Almirante  no pandeiro e vocal, Noel Rosas no violão, Alvinho, violão e vocal, e Braguinha, violão e vocal.
Ele propôs aos componentes do conjunto adotarem nomes de pássaros, mas só ele, de fato, adotou, o nome de João de Barro.
O primeiro grande sucesso de João de Barro se deu no carnaval de 1934, com "Linda Lourinha", espécie de resposta ao "Linda Morena", de Lamartine Babo. A partir de então, não houve um só carnaval que Braguinha deixasse de brindar o povo brasileiro com suas marchinhas e seu bom humor. Em 1937, Braguinha compôs a letra da música "Carinhoso", feita por Pixinguinha, vinte anos antes.


                                        Linda lourinha

Carinhoso - Marisa Monte e Paulinho da Viola 



João de Barro é o nome mais expressivo dos compositores de marchinhas de carnaval. Seu repertório é vastíssimo, entre suas composições estão: "Linda Lourinha", "Uma andorinha não faz verão", "Cadê Mimi?", "Pirata da perna de pau", "Pastorinha", "Balancê", que foi regravada quarenta e dois anos depois, por Gal Costa.

                                                  As pastorinhas

                                            Balancê - Gal Costa

Pirata da perna de pau



Outra marchinha muito famosa foi Touradas em Madri que Braguinha fez em parceria com Alberto Ribeiro.
No jogo Brasil e Espanha pela Copa do Mundo de 1950 no Brasil, a equipe nacional vencia por 6 x 1, quando estava 4x0 , o público presente no Maracanã (152.772 pagantes) começou a entoar a marchinha.
Em um depoimento, Braguinha contou uma história curiosa: "No Maracanã inteiro cantando 'Touradas de Madri', só uma pessoa não conseguia cantar: eu. Quando o povo se levantou no estádio em festa, a única coisa que eu consegui fazer foi chorar... " 

                             Touradas em Madri - Almirante

João de Barro ou Braguinha, morreu no Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...