quinta-feira, 29 de junho de 2017

Olá,pessoal !


Hoje vamos prestar uma homenagem as seleções brasileiras de futebol campeãs mundiais.

O mês de junho, sempre foi relacionado as conquistas do futebol brasileiro em mundiais.



Em 29 de junho de 1958, num jogo contra a Suécia o Brasil se tornou pela primeira vez campeão mundial.


Após chegar perto de conquistar o campeonato em 1938 (terceiro lugar) e 1950 (vice-campeonato), o Brasil finalmente trouxe seu primeiro título para casa na Copa do Mundo de 1958, que foi realizada na Suécia e teve participação de 16 seleções. 
Dirigida por Vicente Feola, a seleção brasileira contava com os craques brilhantes (e até então desconhecidos) Pelé e Garrincha. 
Na fase de grupos, o Brasil ganhou por 3x0 sobre a Áustria, empatou por 0x0 contra a Inglaterra e ganhou por 2x0 contra a União Soviética. Nas quartas-de-final, o Brasil eliminou o País de Gales por 1x0, com gol memorável de Pelé. 
Nas semifinais, a seleção brasileira confirmou sua potência, vencendo de 5x2 sobre os franceses. Na final, contra os donos da casa, outro belo espetáculo: o Brasil repetiu o placar de 5x2 sobre a Suécia, a maior goleada numa final da história da Copa do Mundo. Confira os principais lances dessa grande conquista no vídeo abaixo:

Brasil 5 X 2 Suécia

Vicente Feola (técnico), Djalma Santos, Zito, Bellini (capitão) Nilton Santos, Orlando, Gilmar (goleiro) - abaixo: Garrincha, Didi, Pelé (17 anos), Vavá, Zagalo, Paulo Amaral (preparador físico)

Em 1962, a Copa foi no Chile, e já no primeiro jogo contra a Checoslováquia, um susto; Pelé saiu machucado com distensão muscular ( na época só o goleiro podia ser substituído) Pelé não jogou mais a Copa do Mundo de 1962.
A segunda vitória brasileira veio quatro anos depois, na Copa do Mundo de 1962, realizada no Chile. Dessa vez, o time foi conduzido pelo técnico Aymoré Moreira. 
Na primeira fase, o Brasil venceu o México por 2x0, empatou com a Tchecoslováquia por 0x0 e venceu a Espanha por 2x1. Nas quartas-de-final, ganhou da Inglaterra por 3x1 e, nas semifinais, derrotou o anfitrião Chile por 4x2. 
O Brasil venceu a final contra a Tchecoslováquia por 3x1, com gols de Amarildo, Zito e Vavá. Relembre essa partida histórica:
A final foi em 17 de junho de 1962.

                                   
                                         Brasil 3 X 1 Checoslováquia



Copa de 1970 no México. Na minha opinião foi a melhor seleção brasileira. Apesar de uma defesa fraca, o único craque era Carlos Alberto, que era também o capitão. 
Félix o goleiro, era regular, assim como Brito e Everaldo. Wilson Piazza não era zagueiro, e foi improvisado na posição.

O Brasil venceu todos os jogos.
Uma das vitórias mais memoráveis para os brasileiros foi o título mundial de 1970, conquistado no México. A seleção canarinha contava com ídolos como Pelé, Garrincha, Tostão, Gérson, Rivelino e Carlos Alberto e foi treinada por Zagallo.
Na estreia, o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 4x1. Ainda na fase de grupos, ganhou da Inglaterra por 1x0 e da Romênia por 3x2. Nas quartas-de-final, a seleção canarinha ganhou do Peru por 4x2 e, nas semifinais, bateu o Uruguai por 3x1. 
Na final, Brasil e Itália decidiram quem ficaria definitivamente com a taça Jules Rimet: a seleção brasileira venceu a italiana por 4x1, num estádio Azteca lotado. Nessa época, o refrão emblemático "A taça do mundo é nossa! Com brasileiro, não há quem possa!" ganhou as ruas do país. Veja abaixo os melhores momentos dessa final emocionante:




Carlos Alberto (capitão) Brito, Piazza, Félix, Clodoaldo, Everaldo, Chirol (preparador físico)
 Mário Américo (massagista) Jairzinho, Gerson, , Tostão, Pelé, Rivelino, Nocaute Jack (massagista)
A final foi em 21 de junho de 1970.


Copa de 1994 EUA. Não foi um título empolgante. Primeira final decidida nos pênaltis.

O Brasil amargou 24 longos anos sem uma vitória em Copas do Mundo. Em 1994, dirigida por Parreira e Zagallo, a seleção brasileira estava desacreditada e foi aos Estados Unidos em busca de mais um título. Porém, dessa vez, não voltou de mãos vazias.
Na fase de grupos, o Brasil empatou com a Suécia por 1x1 e venceu a Rússia por 2x0 e Camarões por 3x0. Nas oitavas-de-final, eliminou os anfitriões dos Estados Unidos por 1x0. Nas quartas-de-final, ganhou de 3x2 contra os Países Baixos e, nas semifinais, de 1x0 contra a Suécia. 


A grande final foi contra a Itália, que também almejava a conquista de um tetracampeonato. Após uma partida sofrida que terminou por 0x0, o jogo foi para os pênaltis e o Brasil venceu por 3x2, após defesas memoráveis do goleiro Taffarel. Quem não se lembra da emoção do locutor Galvão Bueno gritando, na transmissão ao vivo, "É tetra!!! É tetra!!!"? Relembre:





Tafarel, Jorginho,Aldair, Mauro Silva, Marcio Santos, Branco
Mazinho, Romário, Dunga (capitão), Bebeto e Zinho.

A final foi em 17 de julho de 1994.


Copa do Mundo de 2002 Coréia e Japão.

Na Copa do Mundo 2002, realizada na Coreia do Sul e no Japão, o Brasil conquistou o título mundial pela quinta vez. A seleção foi dirigida por Luiz Felipe Scolari, mesmo técnico que estará à frente do time brasileiro na Copa 2014. Craques como Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho e Cafu brilharam na competição.
Na fase de grupos, o Brasil venceu a Turquia por 2x1, o Brasil por 4x0 e a Costa Rica por 5x2. Nas oitavas-de-final, bateu a Bélgica por 2x0 e, nas quartas-de-final, a Inglaterra por 2x1. Já nas semifinais, derrotou a Turquia por 1x0.
A grande final entre Brasil e Alemanha foi realizada em Yokohama, no Japão. A seleção brasileira venceu a partida por 2x0, com gols de Ronaldo, consagrando sua superioridade no futebol mundial. Confira os melhores lances dessa grande partida:




Lúcio, Cafú (capitão), Roque Jr., Edmilson, Gilberto Silva, Marcos (goleiro), Roberto Carlos, Kleberson, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldinho.

A finalíssima foi em 30 de junho de 2002.

Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
guiadasemana.com.br/esportes
imortaisdofutebol.com/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...