quinta-feira, 22 de junho de 2017

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar de cinema, especialmente do filme de Woody Allen "Meia-noite em Paris" de 2011.











O filme retrata Paris dos anos 20, onde o bem sucedido escritor americano de roteiros de Hollywood, Gil Pender (Owen Wilson) vai para Paris com sua noiva Inez (Rachel McAdams), juntamente com os sogros : John (pai e Inez) Kurt Fuller, e Helen (mãe de Inez) Mimi Kennedy.

Gil, está escrevendo um romance, e encontra muita dificuldade em terminá-lo. Em Paris num passeio pela cidade à noite, sentado nas escadarias da Igreja Saint-Ettiene-du-Mont, localizada no Quartier Latin bairro intelectual e boêmio, onde fica a Universidade de Sorbonne, ele é convidado por passageiros de um carro a se unir a eles, começando assim a sua aventura no tempo, na Paris dos anos 20.


eglisestetiennedumonttot
                                   Igreja de Saint-Ettiene

Nesse roteiro Gil conhece os artistas da chamada "Geração Perdida".

Scott Fitzgerald e sua mulher Zelda são os primeiros que ele conhece, ainda no carro. Fica abismado ao chegar no bar e ver o cantor e compositor americano Cole Porter( Yves  Heck) interpretando "let's fall in love".





No bar Polidor, encontra o seu ídolo Ernest Hemingway (Corey Stoll).

Assim Gil Pender a cada noite vive experiências fantásticas com artistas do passado.

O escritor e roteirista adora Paris, e sua época glamorosa, e devido a sua insatisfação frustante, com o seu presente prefere viver no passado, buscando reminiscências de algo que lhe falta no presente.
Até o seu amor por Inez é questionado quando ele conhece Adriana ( Marion Cotillard), amante se Picasso.



Uma possível inspiração de Woody Allen para o filme foi o chamado "Incidente Moberly-Jourdain, onde duas professoras britânicas no feriado da Páscoa de 1901, numa viagem à França, no Palácio de Versailles , viveram uma experiência espantosa de viajar no tempo, precisamente ao ano de 1789, à época de Luís XVI e Maria Antonieta.

Dois livros que certamente também inspiraram o autor foram "Paris é uma festa" de Hemingway  e "Autobiografia de Alice B. Toklas" de Gertrude Stein.


Principais locações do filme:




Meia noite em Paris - Ponte Alexandre III
Ponte Alexandre III



Meia noite em Paris - Mercado de antiguidades Saint-Ouen

Mercado das pulgas de Saint Ouen


Meia noite em Paris - Livraria Shakespeare Co

Livraria Shakespeare & Co.

Meia noite em Paris - Museu Rodin com Carla Bruni


Museu de Rodin


Midnight-in-Paris-Monet-Orangerie

 Museu Orangerie





bouqinista

Os bouquinistas (Margem do Rio Sena)


Meia noite em Paris - Palacio de Versailles

Palácio de Versailles (próximo de Paris)




Restaurante Maxim´s
3, Rue Royale 75008 Paris



Enfim, seja pelas paisagens, pela locação, pela fotografia, ou até mesmo pela história, um tanto "sessão da tarde", vale a pena assistir Meia-noite em Paris. O gênio de Woody Allen e seu humor sarcástico contido em algumas piadas do filme, como a crítica de Gil Pender ao partido republicano, ou a sugestão que ele dá a Luís Buñuel sobre um filme onde os personagens se encontram numa sala e não conseguem sair (Anjo Exterminador de 1962)

Ou quando ele dança, sem saber com Djuna Barnes e diz: "Era Djuna Barnes, "não admira ela querer conduzir" referindo-se a independência da escritora na comum nos anos 20.



Se você ainda não assistiu, vale a dica. O filme está disponível no youtube, e no Netflix.


Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
adorocinema.com
lpm-blog.com.br
expressoparis.com
revistabula.com
vontadedeviajar.com
anosloucos.blogspot.com.br
assombrodiario.blogspot.com.br
tripadvisor.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...