Olá, pessoal !
Hoje vamos falar da propaganda americana na segunda guerra mundial com os personagens de Disney.
O senador americano e ex-governador da Califórnia, Hiram Johnson, disse em 1917 que: "A primeira vítima da guerra é a verdade."
Filme de 1943, legendado em inglês, uma pérola da propaganda anti-nazista.
No dia do ataque japonês a Pearl Harbor, 7 de dezembro de 1941, o Exército se instalou no estúdio de Walt Disney. Como era domingo, Walt ouviu as notícias sobre o ataque pelo rádio e depois recebeu um telefonema do gerente do estúdio, avisando-o de que soldados armados haviam entrado no terreno de Burbank. Sua tarefa era construir uma bateria anti-aérea, para proteger a fábrica da Lockheed, que ficava perto e fabricava aviões para as forças armadas. Logo, caminhões do exército entraram no terreno, a camuflagem foi estendida em torno dos prédios, as garagens do estacionamento e os galpões de armazenagem convertidos em depósitos de munição, a segurança militar introduzida e todos, inclusive Walt e seu irmão Roy, obrigados a usar um crachá de identificação.
Com a guerra, o mercado europeu deixou de ser rentável para os EUA, devido as dificuldades da guerra.
O país, então, decidiu estreitar posições com os países sul-americanos.
Walt Disney, foi enviado para quatro países: Peru, Chile, Argentina e Brasil.
Dessa viagem foi feito um filme de curta metragem chamado de "Alô Amigos" de 1942.
Desse filme, mostramos abaixo a parte destinada ao Brasil "Aquarela do Brasil"
Walt Disney criou um mundo de sonhos, mas para muitos seu nome foi sinônimo de pesadelo. Durante o período em que o senador Joseph McCarthy procurava comunistas entre os artistas de Hollywood, Disney colaborou dedurando muita gente ao comitê de atividades antiamericanas, defende o pesquisador Álvaro de Moya, autor do livro "O mundo de Disney".
“Mas nem sempre Disney foi assim. Ele se tornou anti-comunista em 1941, quando funcionários de seu estúdio entraram em greve por causa dos baixos salários. Walt Disney considerava sua empresa como extensão de sua família e uma família não deveria entrar em greve”, explica Moya.
Enfim a propaganda de guerra com seus personagens incentivavam o povo americano no "esforço de guerra", onde eram necessários muitos sacrifícios, trabalho e impostos, é claro!
Desenhos da Disney na segunda guerra mundial.
Desenho "As crianças de Hitler" propaganda anti-nazista
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
ocamundongo.com
araoalves.blogspot.com.br
g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário