Olá, pessoal!
Hoje vamos falar da Revolução de 1924.
A Revolução Paulista de 1924, também conhecida como revolução Esquecida ou Revolução de Isidoro.
A revolta iniciou-se em 05 de Julho de 1924 e terminou em 28 de Julho de 1924.
Comandada pelo general reformado Isidoro Dias Lopes, teve ainda a participação de Juarez Távora, Eduardo Gomes, Índio do Brasil.
Isidoro Dias Lopes
A revolta deu-se contra a oligarquia paulista e mineira (política do café-com-leite) e para depor o presidente Arthur Bernardes.
Artur Bernardes
Dentre as principais reivindicações estavam o voto secreto, justiça gratuita, e ensino público gratuito .
A cidade de São Paulo foi tomada pelos revoltosos, o que obrigou o presidente do estado (atual governador) Carlos de Campos a se refugiar no bairro da Penha, que se tornou sede do governo paulista. O Palácio dos Campos Elíseos na região central de São Paulo, sede do governo tinha sido atacada.
A guerra foi violenta e inúmeros mortos entre soldados e civis jaziam nas ruas, principalmente do centro.
Palácio dos Campos Eliseos sede do governo paulista
Carlos de Campos
Da estação Guaiaúna no bairro da Penha, foi um dos locais onde partiram a repressão ao movimento militar chefiada pelo General Eduardo Artur Sócrates.
Por ordem do presidente Artur Bernardes São Paulo foi bombardeada, tendo como alvo civis inocentes, fato que foi condenado por organismos internacionais. Os alvos foram os bairros operários como Moóca e Brás e bairros residenciais como Perdizes.
Derrotados pelas forças leais ao presidente Carlos de Campos, os revoltosos fugiram para Foz de Iguaçu no Paraná onde uniram-se a Luis Carlos Prestes, na chamada Coluna Prestes.
O saldo final do embate foi cerca de 1.000 mortos e 4.000 feridos.
Fontes:
historiadesaopaulo.blogspot.com.br
youtube.com/watch?v=_P8iri3o2j8
wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário