quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Bom dia ! Pessoal!

Hoje vamos falar de uma expressão muito comum em discussões e conversas, sobre a inutilidade de certas vitórias, que costumamos chamar de "vitória de Pirro".

Mas o que é vitória de Pirro ?



Pirro, foi um general que viveu entre 3181.C e 272 a.C. rei do Épiro e da Macedônia.
Ele foi considerado por Aníbal, grande comandante de Cartago, nas Guerras Púnicas, como o segundo melhor general e estrategista militar da época, só perdendo para Alexandre, o grande.

Com a tomada pelos romanos da cidade grega de Tarento, Pirro foi convocado a ajudar os tarentinos pelo oráculo de Delfos.


Castelo Aragonês - Tarento


A força militar de Pirro era muito grande, era composta de 3000 cavaleiros, 2000 arqueiros, 500 fundeiros, infantaria com 20.000 homens e 19 elefantes de guerra.

Pirro venceu a batalha de Heracleia, e os romanos perderam 7000 homens, enquanto Pirro perdeu 4000.

Apesar da vitória ter tido um número muito alto de baixas, o exército de Pirro ainda continuou muito forte, a ponto de incentivá-lo à conquistas maiores.

Pirro prosseguiu em sua sede de vitórias conquistando diversas cidades no Mediterrâneo,


                                   
                                                       Batalha de Ásculo

Em 279 a.C. foi travada a batalha de Ásculo, os romanos perderam 6000 homens e Pirro 3500.  Foi um duro golpe no exército de Pirro, fazendo com que ele nunca mais se recuperasse; a ponto de Pirro comentar : "Mais uma vitória como essa, e estarei arruinado."

Vitória de Pirro, é uma expressão que identifica uma vitória sem grande importância, ao contrário, identifica uma quase derrota. Uma vitória cujo o custo é tão grande, que melhor seria não tê-la vencido.


Fontes:

wikipedia.org
osarrafo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...