Vai começar o Carnaval/2017.
A origem do carnaval é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na Grécia por volta do ano 52 a.C.
Era uma festa onde o vinho era fundamental, e as pessoas se reuniam em homenagem ao deus Dionísio (Baco, na mitologia romana).
O nome carnaval vem do latim "carne levale"que seria uma comemoração que antecedia a quaresma, onde os prazeres da carne e os prazeres mundanos eram proibidos.
Na antiga Babilônia já havia uma comemoração chamada de "Saceias" de origem um tanto macabra, onde um prisioneiro condenado vivia como um rei com muita comida e mulheres e ao cabo do período da Saceias ele era morto.
O carnaval chegou ao Brasil por volta do século XVII, e foi influenciado pelas festas carnavalescas que ocorriam na Europa.
Personagens como colombina, alecrim, pierrô e rei Momo também foram incorporados à festa brasileira.
No final do século XIX, começaram a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cordos, onde pessoas enfeitavam seus carros e desfilavam pelas ruas da cidade, dando origem ao carro alegórico.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e se chamava "Deixa falar".
Deixa falar
O carnaval é uma festa que está arraigada na cultura ocidental e por isso é comemorada em todo mundo. Porém em algumas cidades turísticas ela se destaca e tem maior visibilidade. São elas:
Rio de Janeiro: Festas na ruas com blocos, salões e a principal no Sambódromo.
Nova Orleans - USA : A música tocada é basicamente o jazz e o auge é no "Mardi Gras" terça-feira gorda em francês.
A propósito o termo "terça-feira gorda" foi um termo utilizado, quando a Igreja Católica passou a aceitar a comemoração pagã do carnaval.
A terça-feira era a véspera da quarta-feira de cinza e o início da quaresma, onde devíamos jejuar, então na terça-feira consumiam alimentos que seriam proibido por 40 dias.
Veneza - Itália: Começou no século XVI, onde a nobreza coloca máscaras e saiam às ruas se misturando com o povo. A festa veneziana dura 10 dias em salões, nas ruas e em desfiles de gondolas.
Não podemos deixar de destacar ainda os carnavais de Salvador na Bahia e em São Paulo no Sambódromo, além dos inúmeros blocos nas regiões de Pinheiros e Vila Madalena.
Desfile de blocos no Farol da Barra
Bloco de carnaval em São Paulo
Destacamos ainda o carnaval nas cidades históricas mineiras, além das cidades do Recife e Olinda.
No Recife o "Galo da Madrugada. Um dois maiores blocos, senão o maior bloco carnavalesco do mundo, foi fundado em 24 de janeiro e 1978. Naquele mesmo ano em 04 de fevereiro o bloco saiu pela primeira vez com 75 integrantes.
Hoje o galo é acompanhado por mais de um milhão de foliões pelas ruas do Recife.
Olinda: Um dos principais blocos de Olinda saí na quarta-feira de cinzas e foi fundado em 1962, quando o garçom Isaías Pereira da Silva, conhecido como "Batata" organizou um bloco com outras pessoas que trabalhavam no carnaval e só podiam se divertir na quarta-feira.
Outra tradição dos desfiles nas ladeiras de Olinda são os bonecos gigantes feitos madeira, papel e tecido, representando figuras de destaque no cenário nacional. Um dos mais conhecidos é o "Homem da meia-noite"
Outros blocos famosos são o cordão da bola preta, o mais antigo, fundado em 1918.
E a banda de Ipanema: A banda surgiu em 1964 com Jaguar, Ziraldo e a turma do Pasquim.
Fontes:
mundoeducacao.bol.uol.com.br
historia-do-carnaval.info
suapesquisa.com/carnaval
brasilescola.uol.com.br
wikipedia.org
riodejaneiroaqui.com
carnaval.ig.com.br
carnaval.olinda.org.br
galodamadrugada.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário