segunda-feira, 14 de outubro de 2024

 Verbos de Ligação:



Verbos de ligação são aqueles que ligam o sujeito ao predicado atribuindo um estado ao sujeito.


Exemplo :

Luiz está triste.

O verbo estar atribuiu um estado ao Luiz; o de estar triste. Ele poderia estar feliz.





Verbos de ligação são verbos que indicam um estado, ligando uma característica ao sujeito. Não indicam uma ação. São também chamados de verbos não nocionais ou verbos copulativos.

Já a diferença para os verbos transitivos e intransitivos em relação aos verbos de ligação, é que os transitivos e intransitivos apresentam uma ação praticada pelo sujeito e o verbo de ligação um estado.


Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto.

Assim os verbos transitivos diretos ligam o sujeito ao predicado sem uma preposição.

Ex: Comprei o livro.  O verbo comprar precisa de um complemento, no caso (o livro) que é ligado ao verbo sem nenhuma preposição.

Verbos transitivos indiretos são aqueles que precisam de uma preposição para ligar o sujeito ao complemento.


Ex. Gostei do livro. O verbo gostar precisa de um complemento (gostar do quê ?) no caso (livro) , que é ligado ao verbo pela preposição (do)



Verbos transitivos diretos e indiretos são os verbos transitivos que precisam de dois complementos: um que exige a presença de preposição e um que não exige a presença de preposição.

Exemplo: Dei o livro para a Ana. O verbo dar precisa de um complemento (o livro) (transitivo direto) ; ainda sendo mais específico (para Ana) (transitivo indireto).






Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos.



Portanto os verbos intransitivos não pedem nem objeto direto, nem objeto indireto. O verbo transmite uma ação completa que começa e termina no sujeito da oração. Podem ser enriquecidos com a junção (não obrigatória) de adjuntos adverbiais.

Verbo dormir

Dormir muito.
Dormir cedo.
Dormir sozinho.



Exemplos de frases com verbos intransitivos:

Valentina nasceu!
Só faço chorar...
Meu pai ainda não voltou.
O bebê caiu.
Minha filha já casou.
Estas razões não procedem.


Fontes:

todamateria.com.br
conjugacao.com.br
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...