"A língua portuguesa é a continuação ininterrupta, no tempo e no espaço, do latim levado à Península Ibérica pela expansão do império romano, no início do séc. III a.C., particularmente no processo de romanização dos povos do oeste e noroeste (lusitanos e galaicos), processo que encontrou tenaz resistência dos habitantes originários dessas regiões. Depois do processo de romanização, sofreu a Península a invasão dos bárbaros germânicos, em diversos momentos e com diversidade de influências, que muito contribuíram para a fragmentação linguística da Hispânia: em 409 foi a vez dos alanos, vândalos e suevos; em 416, dos visigodos. Deste contacto encontramos como resultado a visível influência germânica, especialmente dos visigodos, no léxico e na onomástica. No século VIII, em 711, voltou a Península a ser invadida pelos árabes, consumando a série de fatores externos que viriam a explicar a diferenciação linguística do português no mosaico dialetal que hoje conhecemos; apesar do largo contributo na cultura e na língua – especialmente no léxico –, a permanência muçulmana não teve força suficiente para apagar as indeléveis marcas de romanidade das línguas peninsulares." (Moderna Gramática Brasileira - Bechara, Evanildo- Editora Nova Fronteira- 37ª Edição)
A língua portuguesa é uma língua neolatina, formada da mistura de muito latim vulgar e mais a influência árabe e das tribos que viviam na região.
Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego), mas, o português é uma língua própria e independente. Apesar da influência dos tempos tê-la alterado, adicionando vocábulos franceses, ingleses, espanhóis, ela ainda tem sua identidade única, sem a força que tinha no seu ápice, quando era quase tão difundida como agora é o inglês.
É uma língua falada por mais de 265 milhões de pessoas em três continentes – e a mais usada no Hemisfério Sul, segundo a Unesco (entidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Trata-se do idioma português, que tem no 5 de maio o “Dia Mundial da Língua Portuguesa”, data criada em conferência geral da própria ONU feita em 2019.
Só no Brasil são 212 milhões de pessoas que falam o português.
O português é uma das principais línguas faladas com maior presença em extensão geográfica, já que é o idioma oficial de Portugal e também de Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – países que no passado foram colônia dos portugueses. Por isso mesmo, a data de 5 de maio já havia sido estabelecida previamente pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa desde 2009 como forma de celebrar o idioma e a cultura lusófona.
Fontes:
nationalgeographicbrasil.com
letras.ufg.br
exame.com
Moderna Gramática Portuguesa - Bechara - N.Fronteira
Nenhum comentário:
Postar um comentário