terça-feira, 1 de outubro de 2024

Método Paulo Freire de alfabetização




O método Paulo Freire de alfabetização é direcionado à alfabetização de adultos, e prioriza a vivência e o dia dia de cada aluno, além de ser um método eficiente e com resultados rápidos.

O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a “ler o mundo”, na expressão famosa do educador. “Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)”, dizia Freire. A alfabetização é, para o educador, um modo de os desfavorecidos romperem o que chamou de “cultura do silêncio” e transformar a realidade, “como sujeitos da própria história”.

Talvez esteja aí o motivo dos ataques ao filósofo e educador. Seu método incita o aluno a pensar!




O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo. Desde seus primeiros escritos, ele considerou a escola muito mais do que as quatro paredes da sala de aula. Seu método não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a “ler o mundo”, na expressão famosa do educador. “Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)”, dizia Freire. A alfabetização é, para o educador, um modo de os desfavorecidos romperem o que chamou de “cultura do silêncio” e transformar a realidade, “como sujeitos da própria história”.




O método do Paulo Freire é para a alfabetização de adultos e foi aplicado pela primeira vez em 1963 em um grupo de 300 trabalhadores rurais.

Os resultados foram impressionantes, pois eles foram alfabetizados em apenas 45 dias, sem precisar estudar o dia todo.

Interessante que, falando sobre o próprio método, Freire disse que:

“Eu prefiro chamar de um método de conhecer e não um método para ensina
r”



Coerência é a principal característica de Freire. Para ele, não é possível adotar diretrizes pedagógicas de modo consequente sem que elas orientem a prática, em todos os aspectos. “As qualidades e virtudes são construídas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e fazemos”, escreveu o educador. “Como, na verdade, posso eu continuar falando no respeito à dignidade do educando se o ironizo, se o discrimino, se o inibo com minha arrogância?”

O método utiliza de palavras do cotidiano do aluno, palavras e frases que são usuais no ambiente do educando.




Dessa maneira, o dia a dia do aluno é um aspecto central no processo de alfabetização. Além disso, educar não é apenas o ato de ensinar aspectos formais e técnicos, mas é também desenvolver a capacidade de compreensão sobre a realidade para que ela seja transformada.


Assim, o ato de educar não é instrumentalizar o aluno, mas qualificá-lo para a compreensão da realidade e para a ação no contexto em que ele está inserido.


O método:

As palavras geradoras: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade e, assim, seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, elas são apresentadas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura, inicia-se uma discussão para dar-lhes significado dentro da realidade daquela turma.

A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. Por exemplo: BA-BE-BI-BO-BU.

As palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.

A conscientização: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.

Um exemplo do método aplicado:

Numa população de pescadores, por exemplo, palavras como peixe, rede, barco, pesca são amplamente conhecidas. 

O educador então pergunta ao educando o que ele sabe a respeito daquele assunto.

Logo em seguida o educador trabalha com o educando as palavras isoladamente. Ex: R E D E. Composta pelas letras R,E, D, que formam a sílaba RE, DE.

Para esse público palavras como internet, notebook, televisão à cabo, não fazem muito sentido porque não pertencem ao universo deles.

Na gestão da prefeita Luiza Erundina, Paulo Freire assume o cargo de Secretário de Educação da cidade de São Paulo, em janeiro de 1989, e promove reforma nas escolas, reestruturação dos colegiados, reformulação do currículo escolar, capacitação dos professores e formação de pessoal administrativo e técnico.

Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado no mundo. Ele tem 29 títulos de Doutor Honoris Causa dado por universidades da Europa e da América, além de vários outros prêmios, como o Educação pela Paz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (Unesco). O educador ainda é o terceiro pensador mais citado do mundo em universidades da área de humanas, de acordo com levantamento da London School of Economics.



Fontes:

wikipedia.org
google.com
tutormundi.com
melhorescola.com.br
bibliotecapublica.mg.com.br
correiobraziliense.com.br
ipea.gov.br

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