quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Todos sabemos que a língua portuguesa tem origem no Latim vulgar (sermos vulgares) falado pelos soldados romanos. O Império Romano foi um dos maiores impérios da Antiguidade Clássica.





O Império Romano foi um dos maiores da História  e dominava uma extensão territorial contínua ao longo da Europa, Norte da África e Médio Oriente, desde a muralha de Adriano, na Bretanha até às margens do Rio Eufrates na Síria.






Com toda essa expansão o idioma latino foi levado para todas as áreas conquistadas (substrato: onde a língua do conquistador se impõe aos conquistados); mas também recebeu enormes influências das línguas dos povos conquistados (superstrato).
Rético:


Língua românica usada nos territórios alpinos da antiga Récia, isto é, na região dos Grisões e, fora daí, no Engandino. (Sin.: ladino.) (Falam-no cerca de 500.000 pessoas; a influência do italiano e do alemão tende a reduzir ainda mais esse número. Na região dos Grisões, cujo dialeto tem o nome de romanche, a língua possui certa vitalidade. Há alguns anos, como os italianos tivessem considerado o rético um dialeto italiano do norte, o governo suíço, em represália, declarou o romanche a quarta língua nacional da Suíça, ao lado do francês, do italiano e do alemão. Coube ao linguista italiano Ascoli reivindicar para o rético as honras da língua, em seu valioso trabalho Saggi Ladini.)

Existem pouquíssimos textos em rético:

As inscrições vêm do século V a.C.  ao ano 15 a.C, data em que Roma conquista os Alpes como já foi dito. Temos apenas algumas inscrições réticas escritas num alfabeto derivado do etrusco, e elas só foram interpretadas de forma fragmentária. A maior parte destes textos parecem ser apenas breves inscrições votivas: dedicatórias e oferendas nas quais aparecem o nome da divindade a que se dirigem e o nome do ofertante, e algumas estelas funerárias . Um exemplo de inscrição é a seguinte inscrição curta de três linhas:

1) kastri esi eunin lape [?]          castração é a mais comum?
2) ritali esi kaszrinia                    animal de estimação
3) esi mnesi kaszrinia up [e?]



Fontes:
 wikipedia.org
edisciplinas.usp.br
cesad.ufs.br
dicio.com.br
google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...