Esse é um blog sobre curiosidades de português, história e cultura de maneira geral.
quarta-feira, 2 de outubro de 2024
"Sendo hoje 2 de outubro, deverei estar de volta em 21 de dezembro às 20:45; caso contrário as 20.000 libras depositadas no Baring Bank serão dos senhores!"
Começa assim uma louca aposta e uma excitante história contada por Julio Verne em "Volta ao mundo em 80 dias".
O romance foi publicado em 1873, e retrata a tentativa de um ilustre cavaleiro inglês, Phileas Fogg e seu empregado, o francês Passepartout, de darem a volta ao mundo em oitenta dias.
Clube Reformador - Londres
A história foi levada para as telas do cinema em 1956, dirigido por Michael Anderson e tendo nos papéis principais os atores: David Niven como Philleas Fogg, Cantinflas como Passepartout e Shirley McLaine como a princesa Auoda.
Acompanhado de seu leal empregado francês, Jean Passepartout, Phileas Fogg embarca em uma jornada emocionante ao redor do mundo, enfrentando inúmeras dificuldades e obstáculos pelo caminho.
Os protagonistas enfrentam atrasos no transporte, assaltos, problemas climáticos, perseguições policiais e outras dificuldades, que os fazem questionar se serão capazes de cumprir a aposta dentro do prazo estipulado.
Entre os acontecimentos mais marcantes do livro, estão:
O início da viagem, com a aposta sendo feita e a partida de Phileas Fogg e Jean Passepartout de Londres.
A chegada à França, onde os protagonistas enfrentam atrasos no transporte devido a uma greve.
A chegada à Índia, onde Phileas Fogg salva a princesa Aouda de uma morte certa e a leva consigo na viagem.
A passagem pela China, onde os protagonistas são perseguidos por um mandarim que acredita que Phileas Fogg tenha roubado um valioso jade.
A viagem pelos Estados Unidos, onde Phileas Fogg é preso por engano e só escapa graças a uma manobra inteligente.
A passagem pelo oceano Pacífico, onde os protagonistas enfrentam tempestades e a ameaça de um motim.
A chegada ao Egito, onde Phileas Fogg contrata um navio a vapor para chegar a Suez e não perder a aposta.
No final do livro, Phileas Fogg e Jean Passepartout chegam a Londres com apenas minutos de sobra para cumprir a aposta e ganhar a aposta. A volta ao mundo em 80 dias é um feito histórico, e a história é uma celebração do espírito de aventura humano e da crença de que nada é impossível se você se dedicar e acreditar em si mesmo.
O livro é uma aventura emocionante e divertida, com personagens cativantes e momentos de suspense e tensão. Phileas Fogg é um protagonista interessante e enigmático, enquanto Jean Passepartout é um personagem carismático e engraçado que adiciona um toque de humor à história.
No final, o livro é uma ode à coragem, determinação e ao espírito de aventura humano, e um lembrete de que nada é impossível se você se dedica e acredita em si mesmo.
Quando Phileas Fogg e seu companheiro Jean Passepartout conseguem chegar no destino final, o detetive Fix consegue finalmente prender seu principal suspeito do assalto ao Banco da Inglaterra.
No entanto, descobrem que o verdadeiro bandido já havia sido preso, três dias antes deles desembarcarem em Londres. Dessa forma, mandam soltar Phileas depois de algumas horas.
Para cumprir a promessa, eles saem correndo da prisão, pensando que só tinham pouco tempo para chegar no ponto de encontro. Para o desânimo de todos, cinco minutos são ultrapassados e a aposta é perdida.
No entanto, por conta do fuso horário, Phileas tinha mais tempo do que pensava para cumprir sua promessa. Então, ele chega no salão que combinou de encontrar seus amigos e acaba ganhando a aposta que fizera com os mesmos.
Já li esse livro mais de 10 vezes e assisti o filme de 1956 outras dezenas de vezes. Existe uma outra versão para o cinema, mas nem vou comentá-la. O máximo que se pode fazer é esqueça-la!
Nenhum comentário:
Postar um comentário