sexta-feira, 19 de julho de 2024

 Palavras Homógrafas e palavras Homófonas.







Na língua portuguesa existem palavras homófonas, que são aquelas que apresentam a mesma fonética, mas com escritas e significados diferentes, e palavras homógrafas, que são aquelas escritas de forma igual, mas com significados e pronúncias diferentes.


Exemplo de homófonos:

• SENSO: refere-se ao sentido e a capacidade de entender e julgar. “Adoro o seu senso de humor!”



• CENSO: refere-se ao recenseamento, ou seja, à contagem e ao levantamento de dados referente a um conjunto de pessoas. “Com base no censo, poderemos verificar a média de idade da população brasileira”.


Outros exemplos : 

Traz a minha mochila, por favor!” (verbo trazer)

“Está na parte de trás do sofá.” (local posterior)

“Você tem cem reais para me emprestar?” (numeral)

“Estou sem tempo hoje.” (indicando falta)

Houve um assalto na rua ontem.” (verbo haver)

“Meu avô não ouve muito bem.” (verbo ouvir)

“Eu levei a máquina ao conserto.” (reparação)

“Nós fomos ao concerto no Teatro Municipal.” (espetáculo musical)

“A palavra água leva acento agudo.” (sinal gráfico)

“Ela cedeu o assento ao senhor.” (lugar para sentar)




Exemplo de homógrafos:

• COMEÇO: do verbo começar. “Eu começo esta petição agora, mas só termino amanhã”.



• COMEÇO: do substantivo início. “O advogado leu o começo da sentença e ficou feliz”.


Outros exemplos:

“Ela adora blusas de cor vermelha.” (coloração)
“O menino sabe o hino de cor.” (memória)

“O gosto dessa sopa não está muito bom.” (sabor)
“Eu gosto de sair aos sábados.” (verbo gostar)

“Ela chegou da corrida com muita sede.” (vontade de beber)
“Os jogadores fizeram sua apresentação na sede do clube.” (matriz)

“Vocês estão conversando sobre o quê?” (acerca de)
“Não quero que sobre comida no seu prato.” (verbo sobrar)

“É preciso esquentar o molho do macarrão.” (líquido, caldo)
“Eu molho as plantas todos os dias.” (verbo molhar)



Ter conhecimento sobre a ortografia é extremamente importante na elaboração de textos a fim de que a mensagem seja transmitida de forma clara e o leitor possa interpretar corretamente o que está escrito.




Fontes:

fonsattifranzin.com.br
projetoredacao.com.br
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...