sábado, 6 de julho de 2024

Por que usamos a letra M antes das letras P e B ?


O mais aceito gramaticalmente é que P e B são fonemas bilabiais que se assimilam melhor com a junção da letra M.









O uso da consoante M é obrigatório antes das consoantes P e B, sendo essa uma regra da língua portuguesa. Percebemos que, ao produzir o som das letras M/P/B, nossos lábios se juntam, por isso elas são chamadas de consoantes bilabiais.

É importante saber que, na língua portuguesa, temos fonemas e letras. Os fonemas são os sons que ouvimos ao falarmos uma palavra, e as letras são a forma como o fonema é escrito. Assim, as letras, quando as escrevemos, representam graficamente os sons (fonemas) que pronunciamos quando falamos.




Quando se pronuncia a primeira sílaba  da palavra embora, por exemplo, a consoante m nasala  o e e prolonga-se até à articulação do b, havendo como que um instante de fusão entre as duas. Mas se reparar no modo como pronuncia dente, verificará que o ponto de articulação do n está próximo do ponto de articulação do t.

Com base na "física" das palavras, a Ortografia convencionou o uso da nasal m antes de p e b, e da nasal n antes de outras consoantes.


Fontes:

escolakids.uolo.com.br
recantodasletras.com.br
ciberduvidas.iscte-iul.pt
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...