quarta-feira, 10 de julho de 2024






O advérbio anteontem e a expressão antes de ontem existem na língua portuguesa e estão corretos.

São formas equivalentes para indicar o dia anterior ao dia de ontem.

Exemplos com anteontem: Visitei minha avó no hospital anteontem e ela estava bem.

Meu seguro de saúde venceu anteontem.

Você já fez o relatório da reunião de anteontem?

Exemplos com antes de ontem : Visitei minha avó no hospital antes de ontem e ela estava bem.

Meu seguro de saúde venceu antes de ontem.

Você já fez o relatório da reunião de antes de ontem

Embora os dicionários identifiquem anteontem e antes de ontem como sinônimos, há quem defenda que enquanto o advérbio anteontem indica apenas o dia imediatamente anterior ao de ontem, a expressão antes de ontem pode indicar qualquer dia anterior ao de ontem, sendo mais imprecisa.

Antes de ontem é tão correto quanto impreciso: pode ser um dia antes de ontem, como dois, três, uma semana ou um mês. Já o advérbio anteontem significa exatamente no dia anterior ao de ontem.

Exemplos:

Antes de ontem eu aprendi a cozinhar (pode ter sido, no domingo, no sábado, em junho, maio ou no ano passado)

Anteontem eu não trabalhei (Sendo hoje terça-feira; anteontem foi domingo)



Fontes:

dicio.com.br
ciberduvida.iscte-iul.pt
dicionarioinforma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...