segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

 


Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengel (Passeata dos 100 mil – 1968)


Dando prosseguimento à homenagem das grandes atrizes brasileiras na foto acima, hoje iremos falar de Eva Wilma.



Eva Wilma Buckup (São Paulo, 14 de dezembro de 1933 - São Paulo 15 de maio de 2021) foi uma atriz e bailarina brasileira. Iniciou a carreira em 1952, protagonizando diversas telenovelas na Rede Tupi e Rede Record entre as décadas de 1950 e 1970, além de uma breve passagem pela TV Excelsior. Em 1980 transferiu-se para a Rede Globo, consolidando-se como uma das principais artistas da emissora.

Na Tupi fez o seriado "Alo doçura" junto com o marido da época, John Herbert, de 1953 à 1964. John e Eva viriam a se casar em 1955.


John Herbert e Eva Wilma

Protagonizou outro grande sucesso na TV Tupi que foi a novela "Mulheres de Areia" de Ivani Ribeiro com Carlos Zara, seu segundo marido,  e Gianfrancesco Guarnieri, como "Tonho da lua". Novela levada ao ar de março de 1973 à Fevereiro de 1974.



Gianfrancesco Guarnieri, Carlo Zara e Eva Wilma


Iniciou sua carreia como bailarina clássica aos catorze anos. Passou a dar aulas de balé com uma amiga nessa idade. Ganhou aulas de patinação no gelo e foi contratada pela empresa para participar do Holliday On Ice, um dos maiores festivais de patinação no gelo do mundo, mas foi proibida por seus pais.


O produtor e diretor do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), José Renato, chamou-a para formar a primeira turma de teatro de arena, onde atuou com grandes astros e estrelas na época nos espetáculos, Judas em sábado de Aleluia, Uma Mulher e Três Palhaços, depois, teve grande repercussão ao fazer trabalhos como Boeing-Boeing, O Santo Inquérito, A Megera Domada e Black-Out, peça produzida por John Herbert e Antunes Filho e dirigida por Antunes Filho. Fez Um bonde chamado desejo, Pulzt, Esperando Godot, dirigiu Os Rapazes da Banda, depois participou de Quando o coração floresce, Queridinha Mamãe, pela qual recebeu o Molière de Melhor Atriz e O Manifesto.






Em 2011, volta às novelas para interpretar Tia Íris em Fina Estampa.  Em 2014, fez uma participação em A Grande Família, no papel da Dra. Laura, a psicanalista da Dona Nenê. 




Já em 2015, interpreta a bon vivant e alcoólatra Fábia em Verdades Secretas. Interpretou Baby Jane na peça "O que terá acontecido a Baby Jane?", ao lado de Nicette Bruno. Participou da segunda temporada da série "Os Experientes" e nos palcos, passou a se dedicar ao show Casos e Canções, onde cantou várias músicas de Vinicius de Moraes, Inezita Barroso.






Seu último trabalho na televisão foi em 2018, como a cientista Dra. Petra em O tempo não para. Devido ao isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, a atriz realizou uma apresentação online de seu espetáculo Eva, a Live em 25 de setembro de 2020, transmitida diretamente de seu domicílio, onde se encontrava acompanhada pelo filho John Herbert Junior.

Eva Wilma morreu em São Paulo no dia 15 de maio de 2021 de insuficiência respiratória e câncer no ovário.


Fontes:
wikipedia.org
g1.globo.com.br
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...