sexta-feira, 1 de outubro de 2021



É conhecido como Desastre de Rancagua ou Batalha de Rancagua o último dos combates da chamada Pátria Velha chilena, ocorrido nos dias 1 e 2 de outubro de 1814 na cidade de Rancagua (Chile) entre o exército dos Patriotas Chilenos, sob o comando do general Bernardo O Higgins e do exército da Monarquia Espanhola, sob o comando do brigadeiro Mariano Osório. 

                                           O Higgins




Este confronto marcou o fim dos primeiros projetos pela Independência do Chile. A derrota de O Higgins e seu exército deixou a cidade literalmente à mercê dos soldados espanhóis. Os patriotas que viviam nas imediações fugiram, e suas casas, foram saqueadas pelos soldados e os vizinhos monarquistas.



A batalha ocorreu na manhã de 1º de outubro de 1814, fora da cidade de Rancagua. As forças chilenas ocuparam a cidade antes deste confronto e, finalmente, foram cercadas pelas forças de Osorio que avançaram em direção à cidade. O motivo da ocupação da cidade foi sua importância estratégica na defesa da capital chilena, Santiago. A batalha foi acirrada e os espanhóis contavam com uma força de elite de soldados conhecidos como “Talaveras”, veteranos das Guerras Napoleônicas na Europa. Como a luta continuou até a noite, as forças espanholas decidiram incendiar a cidade. Com o número de vítimas crescendo, as forças chilenas solicitaram reforços da capital, Santiago, que ficava 87 quilômetros ao norte de Rancagua.  No final das contas, o pedido falhou, o que forçou o exército chileno a se dispersar e fugir para o campo. Depois dessa vitória, o exército espanhol seguiu para Santiago, esmagou o governo chileno e instituiu sua brutal Reconquista do Chile.

Brigadeiro Mariano Osório




Osório estabeleceu um tribunal militar para julgar os patriotas e deixou claro que esperava que Rancagua reabastecesse suas tropas. A derrota dos patriotas nesta batalha produziu o fim da Pátria Velha (Denomina-se assim a etapa da História do Chile compreendida entre a Primeira Junta Nacional do Governo (18 de setembro de 1810) e o Desastre de Rancagua (1 e 2 de outubro de 1814), a fuga dos líderes emancipadores para a Argentina e o começo do período histórico da chamada Reconquista.


Fontes:
history.uol.com.br
google.com
wikiwand.com/pt/Batalha_de_Rancagua
wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...