sábado, 30 de outubro de 2021

Ezra Pound



Vamos falar hoje do escritor norte-americano Ezra Weston Loomis Pound (Hailey, 30 de outubro de 1885 - Veneza, 1 de novembro de 1972) foi um poeta e crítico literário considerado, ao lado de T.S.Eliot, o principal representante do movimento modernista do início do século XX. 







Ele foi o motor de diversos movimentos modernistas, notadamente do Imaginismo, movimento literário que consistia em fazer poesia com uso de imagens, sons, com versos brancos (sem rima) e sem preocupação com a métrica (líder e principal representante) e do Vorticismo, movimento artístico de tendências modernas, baseado no impressionismo e no cubismo, com imagens sobrepostas e com profundidade semelhante ao um vórtice, daí o nome .






O crítico Hugh Kenner disse após conhecer Pound: “De repente, percebi que estava na presença do centro do modernismo".

Ele é o autor de Os Cantos, livro composto de 120 poema, considerado uma das maiores obras literárias do século XX. As partes escritas no final da Segunda Guerra Mundial, receberam o Prêmio Bolligen, em 1948. Através dos Cantos, Ezra Pound influenciou profundamente os poetas de sua geração.


Durante as décadas de 1930 e 1940, tornou-se apologista do fascismo, admirador de Mussolini, publicando para a editora fascista Oswald Mosley. Durante a Segunda Guerra Mundial , ele apresentou programas de rádio na Itália, onde apresentou um ferrenho antiamericanismo.

Hemingway afirmou que "o melhor que Pound escreveu - e que está em Os Cantos - durará enquanto houver literatura"


Canto IV


“Cinza-oliva aqui perto,

distante cinza-fumo do rochedo,

Asas rosa-salmão da águia marinha

lançando sombras cinzas sobre a água,

A torre como imenso ganso de um só olho

alça o pescoço acima da aleia de olivas.



E escutamos os faunos a acusar Proteu¹

dentre o cheiro de feno sob as oliveiras.

E as rãs cantando contra os faunos

na penumbra.”

¹ (Proteu - deidade marinha, pastor do rebanho de Poseidon)



Os Cantos compõem um longo poema incompleto com 120 seções, cada uma das quais constitui um canto. A maior parte foi escrita entre 1915 e 1962, embora muito do trabalho inicial tenha sido abandonado e os primeiros cantos publicados datem, na verdade, de 1922 em diante. Trata- se de uma das obras mais expressivas da poesia moderna, em que Pound inclui versos em diversas línguas, e adapta e retoma materiais procedentes de outros autores e de várias tradições, inclusive da China.

É um livro de difícil leitura, na medida que faz referências a inúmeras outras obras de Homero, de Virgílio, de Dante. Personagens históricos como o soldado do século 15 e patrono das artes Sigismundo Pandolfo Malatesta, o jurista elisabetano Edward Coke, Elizabeth I, John Adams e Thomas Jefferson (ambos presidentes do EUA) falam através de fragmentos de seus próprios escritos .




Após o final da Segunda guerra, Pound foi preso como traidor e confinado numa jaula por oito dias. As experiências com a prisão e suas privações causaram problemas psicológicos intensos no escritor, que mais tarde foi considerado doente mental com depressão e paranoia.

Morreu em Veneza, Itália em 1º de novembro de 1972.





Fontes:
history.uol.com.br
wikipedia.org
google.com
culturapara.art.br
posfacio.com.br
infoescola.com
istockphoto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...