Às duas horas da manhã do dia 12 de outubro de 1492, o vigia Rodrigo de Triana, a bordo de uma das caravelas comandadas pelo navegador genovês Cristóvão Colombo anunciou a famosa frase "terra à vista!". No caso, eles estavam chegando ao Golfo do México, na América Central. Era o ponto alto da viagem iniciada no dia 3 de agosto, em Puerto de Palos, na Espanha. A expedição foi possível graças ao financiamento da rainha Isabel, a Católica, que bancou o sonho de Colombo em tentar encontrar uma rota ente o Oriente e o Oceano Atlântico. Assim que desembarcaram na então desconhecida terra, os europeus encontraram vegetação exuberante e nativos que os teriam recebido amigavelmente.
O navegador, que acreditava ter chegado ao Extremo Oriente, prossegui viagem na tentativa de chegar à China e o Japão. Chegou assim às Antilhas, percorreu a costa nordeste de Cuba e aportou na ilha que deu o nome de Hispaniola (atualmente ocupada pela República Dominicana e pelo Haiti), onde estabeleceu o fortim de La Natividad.
Colombo, contudo, aprisionou alguns nativos no porão do seu navio. Após o naufrágio de um dos seus barcos, o Santa Maria, Colombo fundou a localidade de La Natividade, atual Môle Saint-Nicolas, no Haiti. Antes de retornar à Espanha, o navegador sequestrou entre 10 e 25 nativos e os levou de volta com ele para a Europa. Apenas sete ou oito dos índios nativos chegaram à Espanha vivos, mas eles causaram forte impressão no Velho Continente. Na sua volta à Espanha, o navegador foi considerado um herói. Colombo ainda voltaria para a América em outras três oportunidades antes de ir para a prisão por conta de intrigas políticas.
Colombo fez mais três viagens à América. Alvo de intrigas palacianas e dos colonizadores que não fizeram fortuna, Colombo passou a ser vigiado por Juan de Aguado, um enviado dos soberanos. Doente e abatido, em 12 de setembro de 1504, Colombo retornou para Espanha em busca de justiça.
Sua protetora Isabel, morreu antes que ele chegasse. Das negociações que havia acertado com os soberanos, só recebeu um lote de terra e uma renda adequada, em troca da renúncia dos direitos que tentava recuperar.
Conseguiu apenas que seu filho Diego fosse nomeado, mais tarde, governador da ilha Hispaniola.
Cristóvão Colombo faleceu em Valladolid, Espanha, no dia 20 de maio de 1506, convencido de ter chegado às Índias, sem ter noção da importância da existência de um novo continente entre a Europa e a Ásia.
Fontes:
history.uol.com.br
google.com
ebiografia.com
wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário