sábado, 9 de outubro de 2021

" O remorso crônico, e nisso estão de acordo todos os moralistas, é sentimento muito indesejável. Se você se comportou mal, arrependa-se, faça as correções que puder e dedique-se à tarefa de comportar-se melhor da próxima vez. De modo nenhum acalente sua má ação. Rolar na sujeira não é o melhor meio de se limpar."

Prefácio d0 livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley -

( p. 11)




Capítulo I

" Um edifício atarracado e cinzento de apenas trinta e quatro andares. Sobre a entrada principal, as palavras: Centro de Incubação e Condicionamento de Londres e, num brasão, o lema do Estado Mundial : Comunidade, Identidade, Estabilidade."(p.23)

Reparem que o livro editado em 1932, já falava em incubação e  genética criando novos seres. O primeiro bebe de proveta, Louise Brown, nasceu em 25 de julho de 1978, ou seja 46 anos após o lançamento do livro. 

" - Esta - disse o Diretor ao abrir a porta - é a Sala de Fecundação." (p.23)

O ano é 2540 d.C., a sociedade é toda esquematizada e proveniente de heranças genéticas e seres bem engendrados e construídos pela engenharia genética.


Aldous Huxley

- Mas sou eu,  Linda, eu sou Linda. - o risos abafaram-lhe a voz - você me fez ter um bebê - gritou mais alto que a algazarra. " (p. 188) 

A indiscrição e a individualidade da declaração da moça diante do Diretor, deixou-o encabulado e sem rumo. Afinal, Linda quebrou as regras da coletividade.

O personagem Bernard Marx sente-se insatisfeito com o mundo onde vive, em parte porque é fisicamente diferente dos integrantes da sua casta. Num reduto onde vivem pessoas dentro dos moldes do passado uma espécie de "reserva histórica" - semelhante às atuais reservas indígenas - onde preservam-se os costumes "selvagens" do passado (que corresponde à época em que o livro foi escrito), Bernard encontra uma mulher oriunda da civilização, Linda, e o filho dela, John. Bernard vê uma possibilidade de conquista de respeito social pela apresentação de John como um exemplar dos selvagens à sociedade civilizada.


Os conceitos de “pai” e “mãe” são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar.







O livro, lembra muito o filme Matrix, onde os seres humanos, são criados num laboratório e vivem suas vidas de veleidades num mundo adaptado para eles, escravos das máquinas que os dominam.  





Para a sociedade civilizada, ter um filho era um ato obsceno e impensável, ter uma crença religiosa era um ato de ignorância e de desrespeito à sociedade. Linda, quando chegada à civilização foi rejeitada pela sociedade.

O livro desenvolve-se a partir do contraponto entre esta hipotética civilização ultra estruturada (com o fim de obter a felicidade de todos os seus membros, qualquer que seja a sua posição social) e as impressões humanas e sensíveis do "selvagem" John que, visto como algo aberrante, cria um fascínio estranho entre os habitantes do "Admirável Mundo Novo".

Aldous Huxley escreveu, mais tarde, outro livro, chamado Regresso ao Admirável Mundo Novo, sobre o assunto: um ensaio onde demonstrava que muitas das "profecias" do seu romance estavam a ser realizadas graças ao "progresso" científico, no que diz respeito à manipulação da vontade de seres humanos.

Fontes:

O admirável mundo novo - Huxley, Aldous Leonard - tradução de Felisberto Albuquerque - Abril Cultural - São Paulo - 1980
wikipedia.org
estacaonerd.com
google.com
livrosepessoas.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...