sexta-feira, 12 de dezembro de 2025




Nikolai Gogol (1809-1852) foi um escritor russo. Sua obra situa-se no estilo do Realismo da literatura russa, apesar de alguns trabalhos apresentarem características do Surrealismo. Sua principal obra foi “Almas Mortas” - considerada a primeira novela russa moderna. Destacam-se também "Diário de um Louco" e "Nariz".

Nikolai Vassilievitch Gogol nasceu em Velyki Sorotchintsi, no Império Russo, na região da atual Ucrânia, no dia 31 de março de 1809. Sua nacionalidade hoje é reivindicada tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia.

Filho de um pequeno proprietário de terras, com 12 anos foi estudar na província de Nizhin. Com 16 anos perdeu o pai. Com 19 anos mudou-se para São Petersburgo, onde encontrou um modesto emprego em um escritório ministerial.

Desde jovem desejava escrever textos para o teatro. Tentou uma vaga de professor de história na Universidade de São Petersburgo, onde conheceu Alexandre Púchkin, um destacado escritor russo que exerceu forte influência em seus futuros trabalhos.

A distância de sua cidade natal lhe inspirou suas primeiras obras, Noites na Fazenda de Dikanka (1831), Arabescos (1835) e Mirgorod.

A obra Arabescos começou a definir-se como um dos principais temas do escritor, o da humilhação da pessoa submetida a uma organização social coercitiva e esmagadora.

Já Mirgorod, que é a continuação de sua primeira obra, se compõe em quatro histórias, das quais a mais famosa é Taras Bulba, uma narrativa inspirada nas tradições cossacas, em que Gogol conta a luta de seus conterrâneos contra os poloneses.
Diário de Um Louco

Em 1835, Gogol resolveu abandonar a universidade para se dedicar exclusivamente à literatura. Nesse mesmo ano, publicou Diário de Um Louco, que conta uma aventura invulgar vivida por um funcionário atormentado e perdido de amores pela filha do patrão.



A obra mistura o real e o fantástico, o normal e o patológico, o razoável e o delírio, a ponto de ver o sofrimento do ser humano e a quem a identidade vai se estilhaçando com rapidez e intensidade.

O Inspetor Geral




Em 1836 publicou a peça O Inspetor Geral, uma comédia que satiriza a corrução dos funcionários do estado, o que provocou a indignação da plateia de burocratas e burgueses.

Gogol foi incompreendido, tendo sua obra censurada, o que o obrigou a abandonar temporariamente a Rússia. Iniciou uma viagem pela Europa. Foi para a Alemanha e França e finalmente se instalou em Roma. Em 1837 ficou profundamente abalado com a morte do amigo Púchkin.


Almas Mortas




Em 1842, em Roma, Gogol conclui a redação do primeiro volume de Almas Mortas, sua principal obra. O romance apresenta um quadro desalentador das condições de vida na Rússia rural.

Sarcasticamente, Gogol mistura o cômico, o absurdo e o trágico, revelando o pessimismo inerente à personalidade do escritor.

Inspirado na A Divina Comédia, de Dante Alighieri, quando terminou a obra, frustrou-se porque só conseguiu criar o Inferno, sem incluir o Purgatório e o Paraíso.



Fontes:

wikipedia.org
ebiografia.com
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...