No calendário romano, dezembro era o décimo mês do ano (latim decem = dez) do calendário lunar de 354 dias. Em 153 a.C. foi começo antecipado por dois meses, de modo que a relação direta foi perdida entre nomes e contagem mensal. Isso às vezes é esquecido ao transferir datas latinas usadas anteriormente. Sob o imperador Comodo, o mês foi rebatizado de Exsuperatorius, mas após a morte do imperador recebeu seu antigo nome de volta.
O dia 21 ou 22 de dezembro é o dia do solstício (momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em junho e dezembro ) . O sol está exatamente acima do Trópico de Capricórnio na latitude sul de 23 ° 26,3. Este dia é o mais curto do ano no hemisfério norte, a noite é mais longa e o contrário no hemisfério sul.
O antigo nome alemão de dezembro é Julmond. O nome vem do Julfest, a celebração germânica do solstício de inverno. Outros nomes para dezembro são mês cristão ou Christmonat, já que o Natal é celebrado em dezembro, ou também Heilmond, já que “Cristo traz a salvação”. Os últimos nomes só apareceram após a rededicação do Festival de Yule no curso da cristianização.
Em contraste com o calendário normal, o ano da igreja cristã começa no primeiro domingo do Advento. Isso pode ser no final de novembro ou no início de dezembro, dependendo do dia da semana em que o Natal cai.
Dezembro sempre começa no mesmo dia da semana em que setembro.
Os dias entre o Natal e Ano Novo são frequentemente referidos coloquialmente como "entre os anos".
Se 29, 30 ou 31 de dezembro for uma segunda-feira, os dias de segunda-feira serão adicionados à primeira semana do ano seguinte. Neste caso, de acordo com a norma DIN, a última semana do calendário do ano termina no último domingo de dezembro. Esse ano sempre tem 52 semanas corridas.
Fontes:
wikipedia.org
google.com
etimologia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário