quarta-feira, 20 de agosto de 2025

 A cidade de São Paulo tem a fama da terra da garoa.





Na década de 1930, os mineiros Alvarenga e Ranchinho cantavam: “Ê, São Paulo. Ê, São Paulo. São Paulo da garoa. São Paulo que terra boa”. E anunciavam um dos muitos apelidos que a cidade viria a ganhar. A Terra da Garoa, como era conhecida no século passado, tinha a fama causada pelo chuvisco que por aqui teimava em cair.


São Paulo da garoa - Alvarenga e Ranchinho


Existe também a lenda que nevou em São Paulo.  


No caderno de visitas da famosa garçonnière mantida pelo escritor Oswald de Andrade na rua Líbero Badaró, apelidada de "covil da rua Líbero", há a referência de que nevou no dia 25 de junho de 1918.


O evento, em um frio atípico, realmente gerou comoção na sociedade paulistana.



Mas, pelo menos desde que há medições meteorológicas na cidade, nunca caiu neve em São Paulo. O que ocorreu em 25 de junho de 1918 — e também em outras ocasiões, como entre 24 e 28 de julho de 1925 — foi uma forte geada.






"Não teve neve. A confusão que se faz é porque o cristal da neve é igual ao cristal da geada", explica à BBC News Brasil o meteorologista Mario Festa, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP).

Já nevou, entretanto, em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo.




Principal destino de inverno paulista, Campos do Jordão já foi mais fria do que é nos dias atuais e há quem diga que até já nevou na cidade, que é carinhosamente conhecida como 'Suíça Brasileira'.


Oficialmente, os institutos de meteorologia não tem estudos científicos que comprovem episódios de neve em Campos do Jordão. Mas registros históricos mostram neve na cidade da Serra da Mantiqueira.




As imagens fazem parte do acervo do historiador Edmundo Rocha. Segundo ele, a ocorrência de neve em Campos do Jordão aconteceu no dia 31 de julho de 1928. Os registros foram feitos no bairro Morro do Elefante.




Fontes:

g1.globo.com
saopaulosecreto.com
google.com
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...