Prefácio interessantíssimo - Mário de Andrade.
`Está fundado o Desvairismo.
Este prefácio, apesar de interessante, inútil.
Alguns dados. Nem todos. Sem conclusões. Para quem me aceita são inúteis ambos. Os curiosos terão o prazer em descobrir minhas conclusões, confrontando obra e dados. Para que me rejeita trabalho perdido explicar o que, antes de ler, já não aceitou.
Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar tudo que meu inconsciente me grita. Penso depois: não só para corrigir, como para justificar o que escrevi. Daí a razão deste Prefácio Interessantíssimo.
Aliás muito difícil nesta prosa saber onde termina a blague, onde principia a seriedade. Nem eu sei.
E desculpem-me por estar tão atrasado dos movimentos artísticos atuais. Sou passadista, confesso. Ninguém pode se libertar duma só vez das teorias-avós que bebeu; e o autor deste livro seria hipócrita si pretendesse representar orientação moderna que ainda não compreende bem.
Não sou futurista (de Marinetti). Disse e repito-o. Tenho pontos de contato com o futurismo. Oswald de Andrade, chamando-me de futurista, errou. A culpa é minha. Sabia da existência do artigo e deixei que saísse. Tal foi o escândalo, que desejei a morte do mundo. Era vaidoso. Quis sair da obscuridade. Hoje tenho orgulho. Não me pesaria reentrar na obscuridade. Pensei que se discutiram minhas ideias (que nem são minhas): discutiram minhas intenções. Já agora não me calo. Tanto ridicularizaram meu silêncio como esta grita. Andarei a vida de braços no ar, como indiferente de Watteau.
Um pouco de teoria?
Acredito que o lirismo, nascido no subconsciente, acrisolado num pensamento claro ou confuso, cria frases que são versos inteiros, sem prejuízo de medir tantas sílabas, com acentuação determinada.
A inspiração é fugaz, violenta. Qualquer empecilho a perturba e mesmo emudece. Arte, que, somada a Lirismo, dá Poesia, não consiste em prejudicar a doida carreira do estado lírico para avisa-lo das pedras e cercas de arame do caminho. Deixe que tropece, caia e se fira. Arte é mondar mais tarde o poema de repetições fastientas, de sentimentalidades românticas, de pormenores inúteis ou inexpressivos.
Que Arte não seja porém limpar versos de exageros coloridos. Exagero: símbolo sempre novo da vida como sonho. Por ele vida e sonho se irmanaram. E, consciente, não é defeito, mas meio legítimo de expressão.´
O "Prefácio Interessantíssimo" de Mário de Andrade, que acompanha a obra Paulicéia Desvairada, é um texto complexo e instigante que funciona como uma espécie de "manual de instruções" para a leitura da poesia modernista do autor. Nele, Mário de Andrade explora temas como a liberdade de expressão na poesia, a relação entre literatura e música, e a influência do modernismo europeu na produção brasileira, tudo com um tom irônico e provocativo.
Nele, Mário de Andrade, expõe como é tratada esse novo estilo de Literatura e de poesia, desgarrando das formas tradicionais, estilizadas e cheias de normas.
(Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar tudo que meu inconsciente me grita. Penso depois: não só para corrigir, como para justificar o que escrevi. Daí a razão deste Prefácio Interessantíssimo.)
O prefácio também apresenta o "Desvairismo", uma espécie de movimento poético que busca a renovação da poesia brasileira, valorizando a subjetividade e a expe ¹ rimentação.
O poeta tenta desvincular nossa poesia de influência europeia:
(Não sou futurista (de Marinetti). Disse e repito-o. Tenho pontos de contato com o futurismo. Oswald de Andrade, chamando-me de futurista, errou. A culpa é minha. Sabia da existência do artigo e deixei que saísse. Tal foi o escândalo, que desejei a morte do mundo. Era vaidoso. Quis sair da obscuridade.) ¹
¹ - Manifesto Futurista de Filippo Tommaso Marinetti de 1909.
Em resumo, o "Prefácio Interessantíssimo" é um texto fundamental para a compreensão da obra de Mário de Andrade e do modernismo brasileiro, pois oferece um guia para a leitura da poesia de Pauliceia Desvairada e para a reflexão sobre a arte e a cultura da época, tudo isso com um toque de ironia e irreverência.
Fontes:
google.com
mac.usp.br
guiadoestudante.abril.com.br
wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário