sábado, 6 de janeiro de 2024

Morreu o ex- jogador de futebol e ex-técnico da seleção brasileira, Mário Jorge Lobo Zagallo.



Zagallo nasceu em Atalaia,  estado de Alagoas em 09 de agosto de 1931. Veio cedo para o Rio de Janeiro.





Zagallo mostrava aptidão para os esportes desde os tempos de escola, em especial o futebol. À época, ele já sabia que iria seguir carreira no futebol. No entanto, seu pai, Aroldo, queria que o filho fizesse um curso de contabilidade para ajudá-lo na fábrica de tecidos da família. Coube a seu irmão, Fernando, convencer o pai a deixá-lo fazer o que ele mais gostava: jogar bola.


Residiu na Rua Professor Gabizo, na Tijuca. Como era sócio do America-RJ, seu clube do coração, foi no próprio clube que Zagallo iniciou sua carreira, nas divisões amadoras, além de arrumar tempo para jogar vôlei entre uma pelada e outra. Nesta época ele chegou também a jogar tênis de mesa, inclusive ganhando títulos na categoria juvenil.

Em 1949, o jovem venceu seu primeiro título: o Campeonato de Amadores do Rio de Janeiro. No mesmo ano, ajudou o clube a conquistar o Torneio Início do Campeonato Carioca.

Em 1950 transferiu-se para o juniores do  Flamengo, ficando lá até depois da Copa do Mundo da Suécia.

Foi para o Botafogo, onde permaneceu até encerrar a carreira em 1966 com 35 anos.


Venceu vários torneios cariocas, Rio-São Paulo e foi bicampeão mundial  pela seleção brasileira em 1958, na Suécia e 1962 no Chile.

Tornou-se treinador de futebol no Botafogo, treinou também o Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense e Al Hilal em 1978/1979,  depois seleção brasileira. Treinou a seleção brasileira no México em 1970, onde conquistou a Taça Jules Rimet.

Treinou ainda a seleção na Copa da Alemanha em 1974 e 1998 na França. Venceu ainda a Copa de 1994, nos EUA  como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira, tornando-se o maior vencedor de Copas do Mundo de futebol.

Treinou ainda as seleções da Arábia Saudita, Emirados Árabes e Kwait.

Em São Paulo, treinou a Portuguesa de Desportos em 1999.


Supersticioso tinha o número 13 como marca. Teve diversas desavenças com a imprensa. Após a conquista pela seleção brasileira de 1997, disse a famosa frase : " Vocês vão ter de me engolir"

O velho Lobo, morreu às 23h41 desta sexta-feira, aos 92 anos, Mario Jorge Lobo Zagallo, no Hospital Barra D'Or, na zona oeste do Rio de Janeiro, por falência múltipla de órgãos, resultante de progressão de múltiplas comorbidades previamente existentes. Ele estava internado desde o dia 26 de dezembro no mesmo hospital.







Fontes:
wikipedia.org
google.com
uol.com.br
ludopedio.org.br
netlusa.com.br
pglobo.globo.com
ge.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...