quinta-feira, 15 de junho de 2023

 Origem da língua portuguesa.







A língua portuguesa tem origem no latim vulgar, idioma falado no Império Romano.

O termo "Sermo vulgaris" designa a língua comum do povo ou da ordem inferior da sociedade na Roma antiga ou Lácio . Em suas carta aos amigos , Cícero costumava falar na linguagem cotidiana. A ordem bruta ou o povo sem instrução parece entender os clássicos e falar uma variedade mais simples do latim, mantendo menos regras e aceitando novos elementos

No século III a. C., Roma, em expansão territorial, conquista a Península Ibérica, região de Portugal e Espanha nos dias de hoje. Com isso, a língua latina entra em contato com várias línguas e dialetos diversos falados na região ibérica naquela época, sofrendo muitas modificações até formar a língua portuguesa.

No século XV, a expansão do português pelo mundo acontece por causa das grandes navegações e da colonização portuguesa. Nesse período, os colonizadores portugueses chegam a vários continentes e o idioma era imposto aos povos dominados.





A evolução da língua é dividida em cinco períodos:

Pré-românico: surgidas a partir do latim vulgar (sermo vulgaris). O latim vulgar foi o idioma levado pelos soldados para as áreas conquistadas no Império Romano porque era a língua oficial de Roma.

Românico: são as línguas que resultaram da diferenciação ou do latim levado pelos conquistadores romanos. Com as sucessivas transformações o latim é substituído por dialetos. Desses, da transição iniciada no século V, surgem quatro séculos depois as demais línguas românicas: francês, espanhol, italiano, sardo, provençal, rético, franco-provençal, dálmata e romeno. O português surge no século XIII.

Galego-português: foi o idioma da Galiza, na atual Espanha, e das regiões portuguesas do Douro e Minho. Permanece até ao século XIV.

Português Arcaico: é o idioma falado entre o século XIII e a primeira metade do século XVI. É nesse período que começam os estudos gramaticais da língua portuguesa.

Português Moderno: é o idioma falado atualmente no Brasil e nos demais países lusófonos.

Os Lusitanos são vistos como os antepassados dos Portugueses. Eram um povo celtibérico que viveu na parte ocidental da Península Ibérica. Primeiramente, uma única tribo que vivia entre os rios Douro e Tejo. Ao norte do rio Douro limitavam com os Galaicos e Astures na província romana da Galécia, ao sul com os Béticos e ao oeste com os Celtiberos na área mais central da Hispâmia Taraconensis.

Luso é o suposto filho ou companheiro de Baco, o deus romano do vinho e do furor, a quem a mitologia romana terá atribuído a fundação da Lusitânia, as atuais terras de Portugal e da Estremadura espanhola.

O contato da língua portuguesa com as línguas locais, como por exemplo as línguas indígenas no Brasil e as línguas bantu na África, transformaram a língua portuguesa nessa que conhecemos nos dias atuais. Além disso a língua portuguesa também sofreu influência da língua árabe (as palavras iniciadas por "al", tem origem no árabe).






Atualmente falado por 260 milhões de pessoas, o português é o quarto idioma mais usado no mundo depois do mandarim, espanhol e inglês.






A língua portuguesa está presente em diversos países e é adotada como língua oficial em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Apesar de apresentar pronúncias diferentes, vocábulos próprios e algumas modificações gramaticais, mantém uma unidade linguístico-gramatical nos países em que é língua oficial e nas demais regiões do mundo em que se faz presente.






Fontes:

normaculta.com.br
wikipedia.org
inspirações portuguesas.pt
google.com
pt.babbel.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...