sábado, 10 de junho de 2023

A América do Norte, assim como no Brasil, no período que se estende da metade do século XIX às três primeiras décadas do século XX, receberam milhões de imigrantes europeus, que chegaram de suas terras praticamente sem nada, para trabalharem nas indústrias, sendo parte de um grande processo de industrialização, expansão e consolidação do sistema Capitalista.




Ao aportarem nos Estados Unidos, os imigrantes italianos traziam a ambição de conquistarem a América, fazer fortuna e retornar à sua pátria.

Porém, o estilo de vida americano, vendido nos cartazes divulgados na Europa (na verdade em busca de mão de obra barata), não condizia com as reais condições a que os imigrantes eram submetidos.

Na América, os italianos sofreram grande discriminação, tendo que viver em aglomerados, observados como forasteiros aos olhos da sociedade americana.

Se por um lado os italianos trouxeram pouco, ou quase nada, em contrapartida, chegaram à América com uma imensa bagagem de ideias oriundas de um longo processo das relações conflituosas entre capital e trabalho, que se iniciara há mais de 100 anos na Europa.

Em contraponto ao capitalismo selvagem onde as relações entre capital e trabalho eram infinitamente conflitantes e desigual surgiram diversos movimentos sindicalistas nos EUA.



Pena de morte para Sacco e Vanzetti | Acervo

O medo do socialismo, como acontecera na Revolução Bolchevique, na Rússia (1917), fez com que a vigilância e repressão aumentassem em diversos pontos do globo. Movimentos como o anarquismo e o socialismo, que propunham um sistema diferente do modo de vida e estruturação social do Capitalismo, eram reprimidos com violência.

Vamos falar nessa postagem de dois italianos que se destacaram nessa luta, Sacco e Vanzetti.


Foto histórica de Sacco e Vanzetti

        Sacco e Vanzetti

Mas quem eram estes dois italianos? Sacco era filho de camponeses pobres italianos, emigrou para a “América” em 1908, aos 17 anos. Viveu períodos de grandes dificuldades (chegando a passar fome, desemprego e muita miséria), trabalhou em diversas fábricas, como em uma de sapatos na qual conheceu sua companheira, com quem teve seus dois filhos. Sacco chegou a participar da Federação Socialista Italiana, mas logo se envolveu com a prática sindicalista revolucionária e anarquista. 

Bartolomeu Vanzetti, por sua vez, quando jovem, teve um envolvimento com ideias religiosas e humanistas. No entanto, gostava muito de estudar e logo se desligou de qualquer instituição religiosa. Emigrou para os Estados Unidos aos 20 anos, fato que levou a uma profunda transformação em sua vida. Segundo Vanzetti, na América viu “todas as brutalidades da vida, todas as injustiças e as depravações em que se debate tragicamente a humanidade”. E decidiu dedicar-se física e intelectualmente, chegando a estudar importantes teóricos de sua época como Bakunin, Marx, Kropotkin, Gorki, Mazzini, Tolstoi, Leopardi, Darwin, dentre outros. Leu grande parte destas obras nas madrugadas, após longas jornadas de trabalho na fábrica, debruçado sobre um livro à luz de velas. Vanzetti se tornou um convicto anarquista e importante liderança no movimento operário. 

Site Taquiprati - A balada de Sacco e Vanzetti


Tanto o sapateiro Ferdinando "Nicola" Sacco como o vendedor ambulante Bartolomeo Vanzetti haviam emigrado da Itália para os Estados Unidos em 1908, e se engajavam politicamente, dizendo-se anarquistas. Sua prisão aconteceu numa época em que os sindicatos ganhavam cada vez mais força nos Estados Unidos, na batalha contra a exploração dos trabalhadores. Governo e opinião pública viam nisso uma tentativa de revolução comunista.




90 Anos da morte de Sacco e Vanzetti | Oriundi.net







A classe média – insuflada pela grande burguesia – temia pela sua situação privilegiada. Sentia-se ameaçada pela massa de imigrantes provinda da Europa. Eram espanhóis, portugueses e, especialmente, italianos. Além de sua fisionomia e língua latinas, traziam estranhas ideias que colocavam em risco a ordem e o modo de vida norte-americano: o anarquismo e o socialismo.


Depois de sangrentos conflitos entre grupos de imigrantes russos, chegaram a ser enviadas tropas a Boston para controlar o que se suspeitava serem "os primeiros passos dos bolcheviques na conquista dos Estados Unidos". Dois rapazes de origem italiana acabaram sendo vítimas desse estado de ânimos.


O assalto a uma fábrica de sapatos de Massachusetts, em 15 de abril de 1920, com a morte de dois homens, levou à prisão dos dois imigrantes italianos. Embora sempre tenham jurado inocência, em julho de 1921, os jurados os declararam culpados. A sentença de morte baseou-se apenas em provas circunstanciais, num processo muito questionável. As testemunhas da defesa nunca chegaram a ser ouvidas. A condenação à morte de Sacco e Vanzetti provocou uma onda de protestos e consternação em todo o mundo.


Repercussão internacional:


Sacco e Vanzetti, condenados pela ira do capitalismo norteamericano


Tudo indicava que os dois acusados haviam sido vítimas de um julgamento precipitado e privados de processo justo, devido a suas convicções políticas. A embaixada norte-americana em Paris recebeu ameaça de atentado, a representação em Havana teve que pedir reforço policial e uma bomba explodiu na casa do governador de Massachusetts.




Vanzetti e Sacco



Os vários pedidos de revisão provocaram o adiamento da execução da sentença diversas vezes. Em carta ao governador do Estado, insistiram, em vão, em sua inocência . Não pediram por clemência, pois isso equivaleria a reconhecer a autoria do crime. Mas, com os recursos esgotados, no dia 23 de agosto de 1927 eles foram mortos na cadeira elétrica: Vanzetti contava 39 anos, Sacco, 36.





Sacco e Vanzetti 1971




A história desses dois anarquistas italianos foi levada ao cinema em 1971, porém devido a censura, no Brasil o filme só foi exibido em 1980. O filme foi dirigido por Giuliano Montaldo com Riccardo Cucciola como Nicola Sacco e Gian Maria Volunté como Bartolomeu Vanzetti. Trilha sonora de Ennio Moricone



Fontes:


brasil247.com
justificando.com
dw.com/pt-br
wikipedia.org
google.com
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...