sábado, 18 de fevereiro de 2023

 Qual é a origem do Carnaval ?





Carnaval ou entrudo são os três dias de festas que precedem a quarta-feira de cinzas. É uma palavra com origem no latim "carna vale", ou  carnis levare e que significa dizer "adeus à carne".




Segundo historiadores, o carnaval existe há mais de três mil anos e é a festa profana mais antiga. Suas raízes encontram-se nas celebrações greco-romanas, conhecidas como bacanais. A festa era dedicada ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio para os gregos), e marcada pela embriaguez e pela entrega aos prazeres da carne.




"Na Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como Carnaval. As Sacéias eram uma celebração em que um prisioneiro assumia, durante alguns dias, a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e dormindo com suas esposas. Ao final, o prisioneiro era chicoteado e depois enforcado ou empalado.

Outro rito era realizado pelo rei no período próximo ao equinócio da primavera, um momento de comemoração do ano novo na Mesopotâmia. O ritual ocorria no templo de Marduk (um dos primeiros deuses mesopotâmicos), onde o rei perdia seus emblemas de poder e era surrado na frente da estátua de Marduk. Essa humilhação servia para demonstrar a submissão do rei à divindade. Em seguida, ele novamente assumia o trono.


deus Marduk




O que havia de comum nas duas festas, e que está ligado ao Carnaval, era o caráter de subversão de papéis sociais: a transformação temporária do prisioneiro em rei e a humilhação do rei frente ao seu deus. Possivelmente a subversão de papéis sociais no Carnaval, como os homens vestirem-se de mulheres e outras práticas semelhantes, é associável a essa tradição mesopotâmica."


Carnaval em Olinda



No Brasil, registros afirmam que o carnaval chegou ao país durante o período colonial, no século XVII, por meio dos portugueses. Inicialmente batizado como “entrudo”, a festa era baseada em brincadeiras em que as pessoas sujavam umas as outras e acabava sendo mais praticada pelos escravos. Com a declaração da independência do Brasil, em 1822, intelectuais e artistas trouxeram ao País as festas italianas e francesas, já com o nome de carnaval. Assim, deu início aos bailes e desfiles de alegorias.


Entrudo - obra de Jean-Baptiste Debret


Bailes de máscaras faziam parte do Carnaval europeu.

O Carnaval é uma festa que surgiu, durante a Idade Média, em relação direta com o cristianismo. Alguns historiadores, no entanto, buscam encontrar as origens mais remotas que nos ajudem a entender algumas de suas práticas. Assim, o Carnaval pode ter surgido oficialmente na Idade Média, mas alguns elementos da festa foram herdados de celebrações da antiguidade.






O carnaval moderno carrega muito da sua origem católica, mas as festas dos antigos romanos podem ter evoluído de festivais primitivos que eram amplamente celebrados antes do cristianismo ser a religião oficial do Império Romano, o que aconteceu em 380 d.C.

Um deles é um festival feito em homenagem ao início da primavera, do ano novo e ao renascimento da natureza – como conta a Enciclopédia Britannica.

Já na Itália, mais especificamente, a origem das celebrações também podem estar ligadas aos festivais pagãos Saturnalia e Lupercalia. O primeiro era realizado em honra ao deus Saturno e ocorria no solstício de inverno, em dezembro. O segundo acontecia em fevereiro, no mês das divindades infernais e das purificações para os romanos. Ambas as festas duravam dias e eram abastecidas com muita comida, bebida e danças.

Terça-feira gorda ou Mardi Gras (francês). Na tradição católica era o último dia de Carnaval, então era o dia de fazer tudo, se empanturrar de "carne , pois depois viria a quaresma que era necessário jejuar. A carne, aqui descrito tem um significado muito maior do que a o alimento de origem  animal; significava também a luxúria, a depravação e as brincadeiras de todas as espécies. Ou seja era necessário pecar, para depois se arrepender.

Em Nova Orleans - EUA, a festa do mardi gras é bastante comemorada.


Nova Orleans


Fontes:

nationalgeographicbrasil.com
brasilescola.uol.com.br
significados.com.br
biblio.direito.ufmg.br
wikipedia.org
google.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...