segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

 Não existe pecado do lado de baixo do Equador.


Não existe pecado ao sul do Equador
Chico Buarque e Ruy Guerra
Ney Matogrosso

O termo "Não existe pecado ao sul do equador" era um conceito que os portugueses e a igreja na colonização arrumaram para dizer que tudo que eles fizessem aqui estava ok sob os olhos de Deus, uma vez que os nativos não possuíam "alma", Sergio Buarque de Holanda (Historiador e pai de Chico Buarque) põe bem isso em Visão do paraíso. Talvez daí tenha vindo a inspiração para a letra. Veja que a música é uma ode à orgia dos colonizadores aqui no Brasil de uma forma muito bem humorada e escrita e Chico passeia sob as regionalidades e pratos para fazer essa correlação. 



Ultra aequinoxialem non peccari.

Além do Equador não há pecado.


Chico encontrou o antigo ditado europeu no livro do seu pai, Raízes do Brasil. Sérgio Buarque de Holanda observa, na obra, que a máxima corria pela Europa e foi registrada pelo cronista Barlaeus em 1641. O holandês explicava: “É como se a linha que divide o mundo em dois hemisférios também separasse a virtude do vício”. Claro. Ocupado por desbravadores com espírito de aventura, este trópico era visto no Velho Mundo como verdadeiro antro de perdição. Já para os estrangeiros exploradores, estas terras sem instituições sociais nem religiosas eram o paraíso da utopia e liberdade, onde nada era proibido.

A visão de pecado foi implantado pela Igreja Católica, como uma forma de alienar e vender privilégios, ou indulgências para os fieis. Afinal se não houvesse pecado, não precisaria haver perdão!

A música foi criada para peça Calabar - Elogio à Traição (1973), que conta a história do major Calabar, um brasileiro que passou para o lado dos holandeses na invasão desse ao Brasil. Ele percebeu que onde os holandeses governavam (Pernambuco) o Brasil era mais evoluído e havia mais progresso.

A música interpretada por Ney Matogrosso foi tema de abertura da novela "Pecado Rasgado" de 1978.

A letra abaixo consta com frases que foram censuradas, afinal não existe pecado d0 lado de baixo do Equador ?



Não existe pecado do lado de baixo do Equador
Vamos fazer um pecado rasgado, suado, a todo vapor
(Vamos fazer um pecado safado debaixo do meu cobertor) *
Me deixa ser teu escracho, capacho, teu cacho
Um riacho de amor
Quando é lição de esculacho, olha aí, sai de baixo
Que eu sou professor

Deixa a tristeza pra lá, vem comer, me jantar
Sarapatel, caruru, tucupi, tacacá
Vê se me usa, me abusa, lambuza
Que a tua cafuza
Não pode esperar
Deixa a tristeza pra lá, vem comer, me jantar
Sarapatel, caruru, tucupi, tacacá
Vê se me esgota, me bota na mesa
Que a tua holandesa
Não pode esperar


Não existe pecado do lado de baixo do equador
Vamos fazer um pecado rasgado, suado a todo vapor
Me deixa ser teu escracho, capacho, teu cacho
Um riacho de amor
Quando é missão de esculacho, olha aí, sai de baixo
Eu sou embaixador

* versos originais vetados pela censura

Chico percorre pela letra com versos metafóricos entre as diversas comidas típicas da terra brasilis e a luxúria.
 "A sua cafuza não pode esperar" - cafuzo união entre índios e negros
"A sua holandesa não pode esperar" mais uma vez a alusão do cruzamento entre o europeu e o índio.




Fontes:
youtube.com
atrasdamusica.trumblr.com
vagalume.com.br
sifnificados.com.br
@denisagra





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...