Infelizmente uma notícia que não queríamos dar. Morreu Pelé!
Considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos e atleta do século XX, Edison Arantes do Nascimento, mais conhecido no mundo como Pelé.
Natural da cidade de Três Corações em Minas Gerais, onde tem uma estátua sua na entrada da cidade Três Corações MG.
Pelé nasceu em 23 de outubro de 1940, filho de "João Ramos do Nascimento (também ex-jogador de futebol, conhecido como Dondinho) e Celeste Arantes do Nascimento."
Ele contou certa vez que depois da final da Copa do Mundo de 1950, seu pai estava muito triste com a derrota do Brasil para o Uruguai, ele então com 10 anos, disse que um dia ganharia uma Copa do Mundo para o Brasil. Ganhou três Copas do Mundo.
Integrante de um dos maiores times de futebol de todos os tempos, o Santos Futebol Clube, brilhou ao lado de Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe. Time que tive a sorte de ver jogar, apesar de não ser santista.
Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe
Começou na seleção brasileira com 16 anos e com 17 anos em 29 de junho de 1958, ganhou o primeiro título mundial na Suécia.
Pelé chorando nos ombro do goleiro Gilmar, Didi ao lado
Morando em Bauru. São Paulo, foi levado pelo treinador, Waldemar de Brito para o Santos F.C.
Teve uma carreira de meteórica e de sucesso. Jogadas que hoje são feitas por grandes jogadores do mundo, começaram com a genialidade de Pelé, que chegou a parar uma guerra em 1969, na Nigéria só para que os torcedores vissem o rei do futebol em Campo.
O Santos foi levado para a Nigéria a convite do governo local para jogar contra uma seleção da região do centro-oeste, onde está Benin City. O amistoso não fazia parte da programação inicial daquela excursão para a África, turnê que deveria ter se encerrado três dias antes com a última partida acontecendo na cidade de Lourenço Marques (hoje Maputo), em Moçambique.
A delegação do time brasileiro acabou se deslocando para Benin City sem saber o que estava acontecendo.
"Quando chegamos, alguém falou que o nosso time ia parar uma guerra. A reação foi uma só: 'O que? Vai parar uma guerra? Que guerra? Tava tudo normal!'", disse Lima, 77, que jogou no Santos de 1961 até 1971, e foi cunhado de Pelé, alcançando a marca de 694 partidas e 63 gols.
Pelé marcou seu milésimo gol em 19 de novembro de 1969, contra o Vasco da Gama, seu clube do coração.
Milésimo gol
Em sua longa carreira foi recebido por reis, presidentes e autoridades importantes no mundo inteiro.
No México em 1970, fez parte, na minha opinião da melhor seleção brasileira de todos os tempos, conquistando o tricampeonato mundial e ficando com a taça Jules Rimet em definitivo.
Pelé encerrou sua carreira num jogo contra a Ponte Preta de Campinas em 2 de outubro de 1974.
Depois de encerrar a carreira no Santos em 1975 ele foi jogar no Cosmos de Nova York - EUA, para divulgar o futebol npo pais norte-americano.
Hoje Pelé morreu devido uma grave doença internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Ele tem 82 anos de idade.
Fontes:
wikipedia.org.
google.com
youtube.com
espn.com.br
brasilescola.uol.com.br
fichadojogo.wordpress.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário