Vamos falar hoje do livro da escritora inglesa Emily Brontë, O morro dos ventos uivantes (Wuthering Heights).
Diz a autora no início do livro: "Wuthering Heights é o nome da casa do Sr. Heathcliff. Wuthering é um significativo provincianismo que descreve o tumulto atmosférico a que está ela sujeita na época tempestuosa. Certo é que ali em cima sopra um ar puro e salubre em qualquer estação."
O romance conta a história de Catherine (Cathy) filha de um rico proprietário de terras, Sr. Earnshaw e seu irmão adotivo Heathcliff.
Um dia o Sr. Earnshaw retorna de uma viagem à Liverpool e trás consigo um garoto que ele encontrou abandonado pelas ruas da cidade.
A governanta da casa, Nelly Dean, conta como conheceu Heathcliff:
"Rodeamo-lo e, por cima da cabeça da Srta. Cathy, lobriguei um menino, sujo, maltrapilho, de cabelos pretos, grande bastante para andar e falar.... A Sra. Earnshaw estava prestes a coloca-lo para fora..."
Não obstante as reclamações da Sra. Earnshaw o patrão explicou que achou o menino vagando pelas ruas de Liverpool, com fome e sem ninguém e resolveu trazê-lo para casa.
Heathcliff sempre foi menosprezado e atacado na casa como um enjeitado. Foi, então se desenvolvendo nele um sentimento de ressentimento e raiva. Ele só encontra conforto na amizade da mimada Cathy.
Entre eles vai crescendo um sentimento muito forte que se transforma num amor avassalador.
Com a morte do senhor Earnshaw , seu filho Hindley, passa a destratar ainda mais Heathcliff, tratando como um emprego da propriedade.
Catherine tem um casamento arranjado com o filho de um rico proprietário de terras, Edgar Linton, o que deixa Heathcliff desesperado, ainda mais depois de ouvir Catherina dizer com a governanta Nelly que nunca se casaria com Heathcliff devido a sua baixa classe social.
Heathcliff deixa a fazenda e retorna mais tarde como um homem rico e poderoso.
Catherine fica dividida entre o marido Linton e o irmão adotivo.
Catherine morre no parto de um linda menina, Cathy. Inconformado Heathcliff jura vingança contra todos àqueles que o humilharam e impediram sua união com Catherine.
Heathcliff casa-se com Isabele, irmão de Edgar Linton, mas a relação dos dois nunca foi boa, devido aos maus tratos aos quais a moça é submetida.
Hindley, irmão de Catherine, fica viciado no jogo e perde tudo para Heathcliff.
No final atormentado pela saudade de Catherine e sua visão o atormentando cada vez mais.
"Durante esse tempo, ele vagava .para lá e para cá, num estado vizinho de desvairamento. Seus profundos suspiros se sucediam tão rapidamente, que não deixavam lugar para a respiração normal." (p.306)
Cada vez mais abatido e cansado da vida Heathcliff morre em seu quarto numa noite escura e com muita chuva.
Conforme seu desejo é enterrado na propriedade à noite
Nas profundezas da noite, entre os uivos dos ventos entre as árvores, muitos juram ouvir a voz de Catherine chamando por seu amado.
"As pessoas da região, porém, se o senhor as interrogar, jurarão sobre os Santos Evangelhos que ele anda passeando."
"...encontrei um pastorzinho que impelia diante de si uma ovelha e dois cordeiros. Chorava copiosamente. Supus que os cordeiros eram rebeldes e não queriam deixar se conduzir.
- Que há meu homenzinho ?
Heathcliff e uma mulher estão lá embaixo, sob a ponta do rochedo - respondeu ele soluçando - e eu não tenho coragem de passar na frente deles." (p.310).
Na época o gênero romance-terror era uma novidade e muitos críticos ficaram surpresos de como uma autora que vivia sob a tutela de um pai pastor anglicano severo e repressor conseguiu escrever algo tão libertário.
O livro foi adaptado para o cinema várias oportunidades, e no ano de 1978 a cantora Kate Bush fez sucesso com a música Wuthering Heights.
Esse foi o único livro de Emily Brontë, mas a transformou numa grande escritora da literatura inglesa.
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
google.com
resenhadossonhos.com
culturagenial.com
Brontë, Emily - O morro dos ventos uivantes - editora Abril - 1979
Nenhum comentário:
Postar um comentário