Hoje é dia de Halloween.


Esse é um blog sobre curiosidades de português, história e cultura de maneira geral.
Hoje é dia de Halloween.
Hoje 29 de Outubro comemora-se o dia do Livro.
Outro clássico da literatura mundial é "A religiosa" de Denis Diderot, escrita em 1760.
Denis Diderot, escritor e filósofo francês, nasceu em Langres em 8 de outubro de 1713, e morreu em Paris em 31 de julho de 1794.
Educado num colégio jesuíta, foi um aluno dedicado e brilhante, recebendo sólida educação humanística.
Morreu aos 75 anos o autor de novelas Gilberto Braga.
O autor sofria do mal de Alzheimer, e foi internado no hospital devido uma infecção no esôfago.
Seu primeiro grande sucesso foi uma adaptação do romance de Bernardo Guimarães, A Escrava Isaura de 1976.
Fedro de Platão.
Fedro, em grego: Φαῖδρος, é um dos diálogos de Platão. Conta os encontros do jovem ateniense rico, filho de Phythoclès, do demo de Myrrhinos, e o grande filósofo Sócrates.
Vamos falar da obra do escritor norte-americano, Willian Faulkner, "O Santuário" de 1930.
"Na fonte, inclinou-se para o reflexo partido e multiplicado do próprio rosto sequioso. Embora não tivesse percebido som algum, ao erguer os olhos divisou na água a vacilante imagem da palheta de Popeye."(p.7)
"Estranha cor tinha o rosto, lívido exangue, como que visto à luz artificial" (p.7)
- Escute aqui - disse o homem a Popeye - chamo-me Horace Benbow. Advogado, de Kinston. Antigamente eu morava em Jefferson e para lá me dirijo agora." (p.9)
Era o dia 22 de Outubro de 1872, diversos distintos cidadãos estavam reunidos em volta de uma mesa jogando carteado, no Reform Club, um dos clubes mais seletivos de Londres.
Quando Phileas Fogg, um dos maiores representantes da aristocracia inglesa, aceitou uma aposta de 20 mil liras esterlinas, de quem conseguiria dar a volta ao mundo em 80 dias.
Vamos falar do conto do escritor americano Ernest Hemingway Boêmios americanos em Paris, uma de suas reportagens inserido no livro By-Line, que narra as experiências do autor em Paris na década de 20.
O conto fala da invasão de americanos remediados, que viajaram à Paris para exercer a profissão de artistas (pintores, escultures, poetas e escritores) uns com algum sucesso, outros nem tanto.
A ação se passa no Café Rotonde, um dos lugares preferidos do escritor em Paris. Segundo ele "A escória de Greenwich Village, New York, tem escorrido e feito depósito em grandes golfadas naquele setor de Paris adjacente ao Café Rotonde.
Na sequência ele cita um dos motivos, talvez o principal, do grande número de americanos, de uma classe mais baixa, em Paris. - "O fato do dólar estar a 12 francos atrai os rotondianos e, com eles, muitas outras espécies de gente; mas se o câmbio voltar ao seu nível normal, o mais certo é terem de voltar todos de cambulhada para América." (p.36)
"Mesmo assim, desconfio que Baudelaire deixou a lagosta com a concierge no térreo, colocou o vidro de clorofórmio bem rolhado na pia do banheiro e suou, e lutou, e esculpiu as Flores do Mal ¹, sozinho com suas ideias e seu papel, como todos os artistas fizeram antes e depois dele" (p. 36, 37).
O café Rotonde existe até hoje e fica na Vila de Montparnasse, na esquina do Boulevard Montparnasse e Boulevard Raspail, próximo à Catedral de Notre Dame.
Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...