Rosa de Hiroshima (Vinícius de Moraes, Gerson Conrad)
Ney Matogrosso
No dia 6 de Agosto de 1945, foi cometido um dos maiores crimes de guerra de todos os tempos. A pretexto de acabar com a guerra e "poupar" vidas, os EUA lançaram a primeira bomba atômica contra uma população civil na cidade de Hiroshima no Japão.
A primeira bomba atômica do mundo era lançada em um dia como este, no ano de 1945. Às 8:16, no horário japonês, um bombardeiro B-29 dos EUA, o Enola Gay, jogava a bomba atômica apelidada "Little Boy" sobre a cidade de Hiroshima. Cerca de 80 mil pessoas foram mortas em um resultado direto da explosão e outras 35 mil foram feridas. Ao menos 60 mil morreram até o final do ano por conta dos efeitos da bomba.
O presidente dos EUA, Harry S. Truman, desanimado com a resposta japonesa para a rendição incondicional, tomou a decisão de usar a bomba atômica para acabar com a guerra, com o objetivo de evitar que um número maior de vidas fossem perdidas no caso de uma invasão aos EUA ao território japonês.
Na verdade, os EUA já estavam envolvidos no começo da guerra fria contra a URSS, e o ataque foi uma demonstração de poderio militar.
Assim, na véspera, quando um bombardeio "convencional" do Japão estava em curso, "Little Boy" foi carregado no avião do tenente-coronel Paul W. Tibbets, que partiu da ilha de Tinian, nas Marianas. O avião, chamado Enola Gay, deixou a ilha às 2h45min do dia 6 de agosto. Cinco horas e meia depois, "Little Boy" caiu, explodindo a 580 metros, sobre um hospital, liberando o equivalente a 12.500 toneladas de TNT. A bomba tinha várias inscrições rabiscada em seu escudo, uma dos quais dizia "Saudações ao Imperador dos homens do Indianópolis" (o navio que transportou a bomba para as Marianas).
O navio Indianópolis que transportou a bomba, foi torpedeado por um submarino japonês e afundou.
U.S.S.Indianapolis
Havia 1196 tripulantes e somente 316 sobreviveram, Muitos morreram nas explosões e no afundamento; outros porém pereceram no meio do óleo, de sede e sob um escaldante sol, além de serem presas de diversos tubarões que cercaram os escombros do navio e seus náufragos.
Havia 90 mil edifícios em Hiroshima antes do lançamento da bomba, apenas 28 mil permaneceram após o bombardeio. Dos 200 médicos da cidade antes da explosão, somente 20 sobreviveram ou ficaram aptos ao trabalho. Havia 1.780 enfermeiras antes, somente 150 puderam ajudar os doentes e feridos após o ataque.
Fontes:
history.uol.com.br
google.com
youtube.com
wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário