terça-feira, 3 de agosto de 2021

Como sabemos quando o Brasil foi descoberto pelos europeus, aqui já viviam outros povos, com suas culturas crenças e sociedade formada.





Dentre eles destacamos os Goitacazes, única tribo que não foi catequizada ou teve algum contato com o colonizador. O que se sabe é por relatos de outros índios de outras tribos como os Tupis e os Guaranis. 



Eles habitavam a região costeira brasileira entre o Rio São Mateus, no atual estado do Espírito Santo e o Rio Paraíba do Sul, no atual estado do Rip de Janeiro, até a metade do século XVII ou até fins do século XVIII, região hoje conhecida como Campos dos Goiatacazes.



Cabeludo, alto e bravo. Essas são as principais características do índio Goytacá. E no mês em que é comemorado o Dia do Índio, historiadores relembram aquele que foi o primeiro a povoar a região onde hoje fica Campos do Goyatacazes e que serviu de inspiração para o nome da cidade, no Norte Fluminense. Cerca de 1,5 mil anos depois, a região ainda guarda sua herança, mas ainda falta saber mais sobre suas características e hábitos.

“Precisamos estudar mais o índio Goytacá, mas o que já sabemos é que ele era muito arredio e briguento. Tinha uma estatura mais alta que os outros índios e a pele mais clara. Ele gostava muito de nadar no rio Paraíba e em outras áreas alagadas da região. O cabelo do índio era muito comprido na parte de trás e ele tinha a cabeça raspada na parte da frente. Outro traço marcante é que ele não usava nenhuma espécie de tanga, só usava pintura pelo corpo”, disse a historiadora Sílvia Paes.

Segundo a historiadora e diretora do Museu de Campos, Graziela Escocard, as características e a braveza do índio assustaram os colonizadores europeus que vieram para a região.

“Logo no primeiro contato, os colonizadores ficaram com medo porque o Goytacá era muito grande e bravo e não aceitava ser domesticado. Tanto que após esse primeiro encontro, os colonizadores foram embora e voltaram na segunda vez já para exterminar os índios. O que aconteceu em Campos foi uma chacina e uma das maneiras do homem branco contaminar o índio foi com roupas infectadas. Os poucos que sobraram fugiram ou foram domesticados”, contou Graziela.

Por serem muito hostis, qualquer pessoa que entrava em contato com eles era atacado e morto.




Eles também tinham a prática do canibalismo.



O colonizador português por não achar uma maneira de combate-los numa guerra ou num ataque, visto serem guerreiros ferozes e destemidos, usaram de um estratagema, colocando roupas e utensílios infectados com o vírus da varíola ao alcance da tribo.

A doença, para a  qual os índios  não tinham defesa, aniquilou quase que a totalidade dos Goitacazes.






Fontes:

wikipedia.org
google.com
g1.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...