A primeira novela diária da televisão brasileira foi 2-5499 ocupado de Dulce Santucci.
Com Tarcísio Meira e Glória Menezes a novela foi ao ar pela Canal 9 TV Exclesior no período de 22 de Julho a 7 de Setembro de 1963.
2-5499 - Ocupado
Emily, Glória Menezes, é uma presidiária que trabalha como telefonista da cadeia e liga sem querer para o escritório de Larry, Tarcísio Meira, se apaixonando pela voz um do outro. Temendo que ele descubra a verdade, ela mente que se chama Laura, o nome de sua companheira de cela, e entra numa teia de mentiras para não encontra-lo. Porém quando Laura sai em liberdade condicional ela também se apaixona por Larry e decide rouba-lo de Emily.
Outra telenovela protagonizada pelo casal Tarcísio e Glória foi "A deusa vencida" de 1965, também pela TV Excelsior - Canal 9 de São Paulo.
São Paulo, final do século 19. O fidalgo Lineu Maciel, de tradicional família paulista, perde toda sua fortuna no jogo. O problema poderia ser resolvido com o casamento de sua filha, a bela Cecília, com o jovem Edmundo Amarante, filho do rico comerciante Jorge Amarante. Porém, o avarento pai de Edmundo odeia a família Maciel, ainda mais por estar arruinada, e promete deserdar o filho se o casamento acontecer.
Todavia, Cecília é cortejada pelo próspero fazendeiro Fernando Albuquerque, que promete saldar toda a dívida de Maciel se desposar sua filha. Na esperança de fugir com Edmundo após se resolver a situação do pai, Cecília consente em casar-se com Fernando e vai morar em sua fazenda, enquanto Edmundo, desiludido, vai concluir seus estudos na Europa. Na fazenda dos Albuquerque, Fernando aceita manter um casamento de aparência com Cecília, pois sabe que ela não o ama.
O retorno de Edmundo da Europa traz mudanças na vida de todos. Ele agora é noivo de sua prima Malu, por compaixão, pois sabe que ela sofre de uma doença incurável e tem pouco tempo de vida. Essa união serviu para distanciar ainda mais Cecília de Edmundo, que agora já vê Fernando com outros olhos. Porém, Fernando é um homem de comportamento misterioso e que mantém um segredo em sua fazenda. Não longe dali vive Hortência, sua antiga paixão, uma mulher enlouquecida que sofrera uma desilusão amorosa com Lineu Maciel.
Na verdade, o casamento de Fernando com Cecília fazia parte de um plano de vingança do fazendeiro para humilhar Maciel. Esses fatos e muitos outros vêm à tona com cartas anônimas endereçadas a membros das famílias Albuquerque, Maciel e Amarante. Para desmascarar o autor das cartas, todos se reúnem na fazenda dos Albuquerque, onde Hortência aproveita-se da situação para atentar contra a vida de Lineu. Porém, ela acaba morta, vítima de sua própria loucura.
Sem mais vinganças e rancores, Cecília se depara apaixonada por Fernando e aceita os seus sentimentos. Enquanto isso, Edmundo descobre o autor das cartas anônimas que atormentavam a todos, mas nega-se a revelar. Era Malu, que confessa diante dos fatos ocorridos. Ela descobrira por acaso sua doença ao mesmo tempo em que via seu verdadeiro amor, Edmundo, envolvido com Cecília. Para desmoralizar a todos e ter Edmundo para si, Malu escrevera as cartas.
A deusa vencida - abertura
A telenovela foi exibida às 19:30 horas de 1º de Julho a 31 de Outubro de 1965.
Um dos maiores sucessos de Tarcísio Meira foi "Os Irmãos Coragem de 1970, pela Rede Globo.
João, um homem simples, rude e generoso, é o filho mais velho da família Coragem. Garimpeiro em Coroado, cidadezinha na divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais, ele encontra um diamante valioso, que é roubado de suas mãos a mando do Coronel Pedro Barros, o homem mais poderoso da região, que comanda os garimpos e dita as regras. Para recuperar a sua pedra e lutar contra as injustiças do coronel, João conta com a ajuda do irmão Jerônimo.
João conhece e se apaixona pela tímida e reprimida Lara, a filha doente de Pedro Barros, que desconhece a doença da própria filha. Lara sofre de tripla personalidade, confundindo todos: é também a esfuziante e selvagem Diana, seu extremo oposto, e Márcia, um meio termo entre Lara e Diana. Essas três diferentes mulheres enlouquecem de paixão João Coragem.
Jerônimo, por sua vez, tem uma paixão reprimida pela índia Potira, sua irmã de criação. Enquanto João entra na luta contra Pedro Barros de arma nas mãos, Jerônimo entra para política, no partido de esquerda, para tentar acabar com os desmandos do coronel. Para fugir do amor de Potira, o rapaz se envolve com Lídia Siqueira, filha de um importante deputado que o ajudará na carreira política.
Irmãos Coragem - Abertura
A novela foi ao ar em São Paulo de 29 de Junho de 1970 até 15 de Julho de 1971. No Rio de Janeiro ela foi exibida de 8 de Junho de 1970 até 12 de Junho de 1971.
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
google.com
teledramaturgia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário