Olá, pessoal !
Hoje vamos falar de um ritmo musical que até hoje está em voga, especialmente, para os acima de 50, o bolero.
Existem controvérsias sobre a origem do bolero. Alguns dizem ser de origem cubana, tendo se destacado no México, com o internacionalmente conhecido "Bésame Mucho" de Consuelo Velasques, interpretado por diversos cantores no mundo inteiro.
Consuelo Velasques
Ray Coniff
Outro bolero conhecido internacionalmente é "Aquello ojos verdes" interpretado igualmente por centenas de cantores no mundo inteiro. Abaixo a linda versão de Nat "King" Cole.
O bolero que conhecemos hoje em dia tem a sua origem em Cuba em 1885, o chamado "dois pra lá dois pra cá"
No Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, o bolero adquire movimentos mais complexos incorporados do tango, como trocadilhos, caminhadas, cruzados e giros. Em meados dos anos 90, a nova forma de se dançar o bolero se espalhou para o restante do país e é praticada até hoje.
Mesmo com toda essa trajetória de transformações, sempre foi mantido seu caráter de dança de galanteio, suave, terna e romântica, com movimentos caracterizando uma eterna busca da conquista da mulher amada, que por sua vez, seduz o parceiro num jogo que pode durar 3 minutos ou mesmo uma vida inteira.
Outros tangos famosos: "La barca" (Luís Miguel)
Lucho Gattica "El reloj"
Perfume de Gardênia - (Bienvenido Granda)
Perfídia (Trio los Panchos)
Solamente una vez (R.Carlos)
Angustia (Bienvenido Granda)
No Brasil os cantores Altemar Dutra e Lindomar Castilho foram grandes intérpretes do gênero, além de Valdick Soriano.
Que queres tu de mim (Altemar Dutra)
Compositores como Augustin Lara (Solamente una vez), Roberto Cantoral (La barca e El reloj), Adolfo Utrera e Nilo Menendéz (Aquello ojos verdes)
A publicação de hoje é uma homenagem ao Sr. Osvaldo, meu sogro, grande apreciador e conhecedor do bolero; que me deu muitas dicas, e com quem aprendi a gostar do gênero.
Fontes:
wikipedia.org
gentequedanca.com/ritmos/bolero
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário