100 anos da Corrida de São Silvestre.
São Silvestre foi 0 33 º papa, nasceu em 280 em Roma e morreu em 31 de dezembro de 335.
A ideia da corrida foi do jornalista Casper Libero, fundador do jornal a Gazeta Esportiva, que durante uma viagem à Paris ficou encantado com uma corrida noturna, que carregavam tochas durante o percurso.

Trouxe a ideia para o Brasil.Em sua primeira edição, de 60 inscritos, 48 compareceram para disputar a prova e apenas 37 foram oficialmente classificados, já que as regras exigiam que todos os corredores cruzassem a linha de chegada no máximo 3 minutos após a chegada do vencedor. O primeiro vencedor foi o atleta fundista l Alfredo Gomes, que completou os 6,2 km do percurso em 33:21. Inicialmente aceitando apenas a participação de brasileiros natos, nos anos seguintes a inscrição foi permitida a estrangeiros morando no Brasil, o que permitiu ao italiano Heitor Blasi, radicado em São Paulo, ser convidado a disputá-la e vencer duas das primeiras edições da prova, em 1927 e 1929. Sem grande experiência na organização deste tipo de evento, as primeiras edições impediam os corredores de beberem qualquer tipo de líquido durante a prova, e os atletas muitas vezes nela competiam com os próprios sapatos que usavam para treino no dia a dia e roupas que acumulavam suor.
A história do primeiro campeão é um exemplo de resiliência. Neto de escravos e autodidata, Alfredo Gomes trabalhava como eletricista e conciliava sua rotina profissional com treinos na pista do Clube Esperia. Sua dedicação culminou na vitória histórica na estreia da São Silvestre.
Naquela noite de 31 de dezembro de 1925, a largada ocorreu às 23h55. Alfredo superou outros 61 corredores, completando o percurso original de 8.800 metros em 23m19s. O triunfo não apenas o consagrou como um dos grandes nomes do atletismo nacional, mas também estabeleceu um padrão de superação que se tornaria a marca registrada da competição.
A prova se popularizou e atraiu atletas estrangeiros. Um dos principais foi o belga Gaston Roelants, que venceu a prova por 4 vezes de 1964 a 1968.
Corrida Internacional de São Silvestre de 1964 contou com a participação de cinco atletas indígenas do Mato Grosso, provenientes da Ilha do Bananal. A presença dos indígenas gerou grande expectativa e interesse na época, sendo um dos fatos históricos marcantes daquela edição e da história da prova.
Eles participaram da 40ª edição da corrida, que foi vencida pelo belga Gaston Roelants. Além de 1964, a São Silvestre só registraria novamente a presença de indígenas na disputa em 1982.
Em 1953, o grande corredor checo Emil Zatopek, a locomotiva checa, vencedor dos 5.000 e 10.000 metros na Olimpíada de Helsinque, Filândia, feito que dura até hoje, venceu a São Silvestre.
Os maiores campeões da São Silvestre foram:
Paul Tegart, queniano com 5 vitórias
Gaston Roelants (Belga) e Ronaldo Vera (equatoriano) 4 vezes.
Dentre as mulheres, a portuguesa Rosa Mato venceu por 6 vezes.
Marilson Gomes dos Santos, foi o brasileiro que mais venceu a prova em 2003, 2005 e 2010.
A São Silvestre de 2025 tem record de inscritos 55 mil.
Fontes:
wikipedia.org
google.com
abcdoabc.com.br
cnnbrasil.com.br
gazetaesportiva.com
ge.globo.com
Um marco de São Paulo
ResponderExcluir