quinta-feira, 27 de março de 2025

 Quakers





Os quakers tem origem britânica e surgiram no ano de 1652. O criador deste movimento religioso foi George Fox, que se rebelou contra os poderes religiosos e políticos instituídos na Inglaterra, sugerindo uma nova leitura de fé cristã que não seguia convenções. Ele e seus seguidores tinham como objetivo a restauração da fé cristã, que estava há séculos afastada de seus valores originais. Foram contrários às imposições da Igreja Anglicana, que teve predomínio na sociedade inglesa daquela época.

A Sociedade dos Amigos é um grupo cristão que surgiu na Inglaterra no século XVII.

Os Quakers tinham como objetivo estabelecer a consciência individual, e não as escrituras sagradas, como a última autoridade em questões morais.

Os Quakers tinham como característica o tratamento entre seus membros de maneira informal, sem títulos.

Os Quakers eram muito ativos na América no século XIX.

Muitos dos líderes dos movimentos abolicionistas e pelos direitos das mulheres eram quakers.

Entre suas crenças, os quakers não aceitam organizações clericais e prezam pela simplicidade e ações pacifistas, beneficentes e solidárias. Por apresentarem ideias originais na sociedade absolutista inglesa do século XVII, acabaram sendo perseguidos por Carlos II. Por isso, uma grande parte dos quakers emigrou para os Estados Unidos, onde, liderados por William Penn, criaram a colônia da Pensilvânia em 1681.


William Penn

Pensilvânia tem sua origem no sobrenome de William Penn e na palavra de origem latina sylvania, que significa floresta. Penn recebeu essas terras do Rei da Inglaterra Carlos II como pagamento de dívida que o rei tinha com seu pai, o almirante Sir William Penn. 




Às margens do rio Delaware. Em 1681, Penn e outros 11 quakers compraram direitos de propriedade para East New Jersey da viúva de Sir John Carteret. Naquele mesmo ano, desanimado pela reviravolta dos eventos políticos na Inglaterra , onde Carlos II governava sem o Parlamento e as perspectivas de liberdade religiosa pareciam sombrias, Penn buscou e recebeu uma vasta província na margem oeste do Rio Delaware , que foi chamada de Pensilvânia em homenagem a seu pai (a quem Carlos II devia uma grande dívida cancelada por esta concessão).



Eles basearam a sua mensagem na crença de que "Cristo veio para ensinar ele mesmo o seu povo", enfatizando as relações diretas com Deus através de Jesus Cristo e a crença no sacerdócio universal de todos os crentes. Esta experiência religiosa pessoal de Cristo foi adquirida pela experiência direta e pela leitura e estudo da Bíblia.  Os Quakers concentraram suas vidas privadas no comportamento e na fala que refletiam a pureza emocional e a luz de Deus, com o objetivo da perfeição cristã.

Os antigos quakers eram conhecidos por usar o thee como um pronome comum, recusar-se a participar da guerra, usar roupas simples, recusar-se a fazer juramentos, opor-se à escravidão e praticar abstinência. Alguns Quakers fundaram bancos e instituições financeiras, incluindo Barclays, Lloyds e Friends Provident; fabricantes, incluindo a empresa de calçados C. & J. Clark e os três grandes fabricantes britânicos de confeitaria Cadbury, Rowntrees e Fry; e esforços filantrópicos, incluindo a abolição da escravatura, a reforma prisional e a justiça social.  Em 1947, em reconhecimento à sua dedicação para paz e ao bem comum, os quakers representados pelo British Conselho de Serviço dos Amigos e pelo Conselho de Serviço dos Amigos e pelo Comitê de Serviços de Amigos Americanos receberam o Prêmio Nobel da Paz.

Os quakers acreditam que as pessoas tem a capacidade de sentir a presença de Deus sem nenhum intermediário. Para eles, todos os indivíduos são dotados de uma Luz Interior, que é o Espírito Santo. Ao se converter, o sujeito aceita essa voz. Eles acreditam que a Bíblia seja o testemunho da Palavra de Cristo e, por serem simples, não aprovam gastos supérfluos, títulos de honra, diferenças entre classes sociais e vestes caras. Além disso, prezam por uma sociedade igualitária, sem discriminação entre sexos ou cor de pele. Entre os quakers, as mulheres tinham os mesmo direitos de participar dos cultos que os homens. Por apresentarem estas características, eles foram fortes defensores do feminismo e do abolicionismo.

Na década de 1990 houve uma tentativa de implantação dos Quakers no Brasil, em São Paulo, mas não deu certo.

A história da aveia Quaker, cia é uma história de resiliência e muita fé.





Quando Henry Crowell tinha 9 anos, seu pai morreu de tuberculose. Ele cresceu com um sonho: ser pregador do Evangelho. Mas aos 17 anos contraiu a mesma doença que matou o seu pai. Ficou 7 anos em tratamento. Quando sarou, seu pulmão estava totalmente debilitado, e ele sabia que jamais poderia ser um pregador, porque lhe faltava ar nos pulmões. Ainda fraco, ele foi ouvir um dos maiores evangelistas de sua época: Dwight L. Moody, que estava pregando em sua cidade, Cleveland. Naquela noite, ele ouviu o pregador dizer:

“O mundo ainda está para ver o que Deus pode fazer através de uma pessoa totalmente dedicada a Ele”.

Crowell sentiu seu coração arder naquele momento e orou a Deus: “Senhor, eu sei que não posso mais ser um pregador, mas eu posso ser um bom negociante para o Teu Reino. Se o Senhor me abençoar e eu ganhar dinheiro, prometo sustentar pregadores como Moody”.


Logo após, quando andava pela rua, viu um moinho de trigo que estava à venda por dificuldades financeiras. Era o moinho Quaker. Henry Crowell negociou a sua compra e assumiu muitas dívidas e problemas. Mas Deus sabia do seu propósito sincero! Aquele moinho, antes falido, transformou-se num fenômeno inexplicável de vendas! As caixas das Aveias Quaker espalharam-se rapidamente pelas prateleiras dos supermercados dos EUA e alcançaram as prateleiras do mundo todo, inclusive do Brasil!


Henry Crowell


Henry Crowell devolvia mais do que o Dízimo ao Senhor. Ele separava 70% dos lucros da sua empresa para a Obra de Deus! Ele se tornou a coluna de sustentação do Instituto Bíblico Moody e vários ministérios de rádio. Pouco antes de falecer, em 1943, ele desafiou os líderes do Instituto Moody: “Pensem em grandes coisas para a glória de Cristo.





Fontes:

wikipedia.org
google.com
infoescola.com
britannica.com
agrestepresbiteriano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...