sexta-feira, 28 de março de 2025

Os primeiros povos da América





Os primeiros povos da América se referem àqueles que viviam na América antes da chegada dos europeus.

Também são chamados de pré-colombianos, pois são situados no período anterior ao desembarque de Cristóvão Colombo, em 1492.

Exemplos de povos pré-colombianos são os incas, astecas, maias, guaranis, tupinambás, tupis, apaches, shawees, navajos, inuítes e muitos outros.

Existem duas principais teorias sobre o povoamento da América:
Uma teoria defende que os humanos chegaram pelo Oceano Pacífico, por volta de 25 a 30 mil anos.

Outra teoria afirma que os primeiros humanos chegaram à região ao cruzarem o Estreito de Bering.

Por muito tempo, se pensou que o povoamento foi tardio.

Hoje há mais cientistas e arqueólogos que argumentam que a ocupação da América ocorreu muito antes do que se acreditava.

Civilizações antigas da América

A civilização de Caral, no Peru, remonta a quase 2600 a.C.

A civilização olmeca, no atual México, existiu entre c. 800 a.C. – 400 a.C.

Em julho de 2012 um estudo publicado pela revista Nature revelou que os primeiros habitantes da América chegaram ao continente há mais de 15 mil anos e vieram da Ásia em três ondas migratórias separadas.




Durante anos, se debateu se os habitantes da América procediam de uma ou mais migrações através da Sibéria, mas nossa pesquisa põe fim a este dilema: os nativos americanos não procedem de uma só migração”, ressaltou à Agência Efe o cientista colombiano Andrés Ruiz-Linares, do University College de Londres, autor principal do estudo.

Embora os analistas calculem que tenham ocorrido pelo menos três grandes migrações, a maioria das tribos descende da primeira delas, conhecida como os “Primeiros Americanos”. As outras duas levas se limitaram à América do Norte.

Quando as ondas migratórias ocorreram, o Estreito de Bering, entre a Ásia e a América, estava congelado, e serviu como ponte entre os dois continentes.




Na região que compreende a América Central – do México até a Costa Rica – vivia um conjunto de sociedades estratificadas, com um complexo sistema de exploração agrário e que compartilhavam crenças, tecnologia, a arte e a arquitetura.

As estimativas arqueológicas apontam que o desenvolvimento da complexidade dessas culturas tenha começado entre 1800 a.C. e 300 a.C.

Sua tecnologia permitiu a construção de templos e realização de pesquisas nas áreas de astronomia, medicina, escrita, artes plásticas, engenharia, arquitetura e matemática.

As cidades eram importantes centros de comércio na região hoje ocupada pelo México. Essas civilizações foram praticamente extintas pelos povos colonizadores e o que sobrou foram evidências históricas de sua organização e modo de vida.
Astecas

Os astecas viveram na região que hoje corresponde ao México. Tinham uma organização rígida, extremamente estratificada, com um imperador que era considerado uma semi divindade e chefe do exército.

Eram um povo guerreiro, que viveu seu apogeu entre os séculos XV e XVI. No entanto, não se descuidaram da agricultura.

Deste modo, desenvolveram o cultivo de através de plataformas a fim de aproveitar o máximo o espaço e terras agricultáveis.

O império asteca era formado por quase 500 cidades num delicado equilíbrio de alianças e rivalidades. O navegador Hernán Cortez aproveitou-se desta situação para conquistá-los.

Maias
Primeiros povos da America maiasPirâmide de Chichén-Itzá onde os maias realizavam sacrifícios aos seus deuses. Observem as esculturas em volta do complexo



Os Maias viviam na região que hoje corresponde à Guatemala, Honduras, Belize, El Salvador e Península de Yucatán. Formavam um conglomerado de cidades-estados que estava em constantes guerras entre si.




Quando os colonizadores chegaram, havia pelo menos seis milhões de maias na região que foram dizimados.

Eram hábeis escultores e fizeram verdadeiras obras de artes em materiais duros como o jade. Avançaram os cálculos matemáticos e possuíam um calendário com 365 dias do ano.

Igualmente, levantaram grandes pirâmides, muitas das quais podem ser visitadas até hoje.

Era um povo politeísta e ofereciam sacrifícios humanos e de animais aos deuses. Assim como a religiosidade medieval estimulava práticas de jejum e autoflagelação, os maias também incluíam o auto sacrifício e ofereciam seu próprio sangue aos deuses.




A América do Sul estava povoada por várias tribos que se organizavam de maneira distinta. Temos a civilização inca que se estendeu seguindo a Cordilheira dos Andes, bem como os mapuches no sul do Chile e da Argentina.

Igualmente, o futuro território brasileiro estava ocupado com dezenas de povos como os tupis, os tamoios, aimorés, tupiniquins, guaranis e muitos outros que foram perdendo seu espaço à medida que avançava a colonização portuguesa.
Incas

Os incas habitaram o Equador, o sul da Colômbia, o Peru e a Bolívia. Ao menos 700 idiomas eram falados no Império Inca que, como os demais, foi conquistado e destruído pelos espanhóis.

Embora não dominassem a escrita, este povo criou um sistema de contagem, o quipo, e o aplicavam para a cobrança de impostos.

Além de terem desenvolvido um método de cálculo que utilizava um instrumento semelhante ao ábaco.

Consideravam-se filhos do sol, eram politeístas e tinham o seu chefe Inca adorado como um deus. As famílias deveriam entregar ao menos uma filha para servir ao inca por certo período.
Povos indígenas no Brasil

Povos pre colombianosMamelucos conduzindo prisioneiros índios, obra de Jean-Baptiste Debret


A região que hoje é ocupada pelo Brasil era habitada por cerca de 4 milhões de índios quando a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou. A maioria era constituída por coletores e caçadores.



Hoje, mesmo após a redução do território indígena, há 240 povos indígenas no Brasil que falam até 150 dialetos.

As principais causas da redução da população foram a pressão colonizadora e as doenças trazidas pelos portugueses.

Os remanescentes de povos indígenas brasileiros ainda vivem em constante disputa por território e são alvo de doenças e vivem, a maioria, em extrema pobreza.

Entre esses povos está o Guarani-caiuá, que vive na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. O assassinato de líderes indígenas e a ocupação de terras são constantemente divulgados pela mídia.

Incas

Os incas foram um dos povos pré-colombianos e construíram o maior império da América pré-colombiana, conquistando um extenso território na região da Cordilheira dos Andes.

Os incas são originários da região de Cusco e eram falantes da língua quíchua.

O Império Inca era um império multiétnico e multilinguístico.
A capital do Império Inca era a cidade de Cusco, protegida por uma grande muralha.




A religião inca era politeísta, e Viracocha e Inti eram as principais divindades.

A base da economia inca era a agricultura, sobretudo de milho e batata.

Os incas realizavam complexos rituais de sacrifícios humanos em homenagem a seus deuses.
Muitas tecnologias desenvolvidas pelos incas são utilizadas na região da Cordilheira dos Andes ainda hoje, como o cultivo em terraços e o sistema agrícola waru waru.





Decadência dos incas

Conhecida também como Guerra Civil Inca, a Guerra dos Dois Irmãos ocorreu após a morte do imperador Huayna Cápac. Seus dois filhos, Atahualpa e Huáscar, iniciaram a guerra em 1529, e ela durou até 1532, mesmo ano da chegada dos espanhóis ao território inca.

A guerra acabou com a vitória de Atahualpa, que se tornou o novo imperador. Huáscar foi capturado e executado, assim como parte dos seus familiares e amigos. A guerra civil deixou um império dividido, com dois exércitos enfraquecidos.

As doenças europeias, sobretudo a varíola, chegaram ao império muito antes dos conquistadores, em meados da década de 1520. A doenças provocaram grande mortalidade entre os incas, principalmente nos soldados, que viviam próximos uns dos outros nos acampamentos durante a guerra civil. Com o fim da guerra civil, muitos soldados retornaram para suas casas, disseminando a doença pelo império.

Assim como na América do Norte, o que sobraram dos povos nativos estão vivendo em territórios restritos, chamados de reservas.



Fontes:

wikipedia.org
google.com
todamateria.com.br
g1.globo.com
mundoeducacao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...