segunda-feira, 10 de março de 2025

No dia 10 de março de 1876, foi realizada a primeira bem-sucedida transmissão elétrica de voz por um aparelho inventado pelo homem. O realizador dessa façanha foi o cientista e empresário escocês Alexander Graham Bell. O nome atribuído ao aparelho foi telefone. É por esse motivo que o dia do telefone é celebrado em 10 de março.


Graham Bell


Alexander Graham Bell nasceu em Edimburgo, na Escócia, no dia 3 de março de 1847. Filho de Alexander Melville Bell, educador de surdos-mudos, e de Eliza Grace Symonds, que ficou surda ainda jovem.



Graham Bell foi educado em casa até os onze anos, quando entrou para a High School Real de Edimburgo, onde permaneceu por quatro anos.

Além de ser autodidata, ele aprendeu muito com seu pai e seu avô, que eram autoridades na correção da fala e no treinamento de portadores de deficiência auditiva.

Em 1861, passou a assistir as conferências realizadas na Universidade de Edimburgo e na University College, em Londres. Nesse mesmo ano passou a ensinar música e dicção na Academia Weston House, em Elgin, na Escócia.

A partir de 1864, tornou-se mestre e residente da Academia Weston House, estudando e ensinando técnicas de correção da fala.





Em 1868, em Londres, tornou-se assistente do pai e assumia seu lugar quando ele viajava para os Estados Unidos, para ministrar cursos sobre terapia da fala.
Alexander Graham Bell patenteou e desenvolveu o primeiro dispositivo prático capaz de transportar o som da voz humana por meio de impulsos elétricos. A máquina que ficou conhecida como telefone foi um sensação imediata e tornou seu criador famoso e rico. Apesar disso, seu inventor achava que toda a atenção despertada pelo aparelho causava danos à sua reputação por ofuscar o resto do seu trabalho.






O interesse por esse campo de pesquisa foi resultado de circunstâncias familiares. Sua mãe começou a perder a audição quando ele tinha 12 anos, o que o motivou a estudar acústica. Ainda jovem, ele chegou a desenvolver uma técnica para falar com sua mãe, com tons modulados, pronunciados diretamente em sua testa, o que permitia que ela ainda o ouvisse (com o som se propagando como vibrações através do crânio, mecanismo usado hoje em aparelhos de amplificação da audição).





É correto dizer, porém, que, antes de Graham Bell e de seu assistente, Thomas Augustus Watson, conseguirem definir, com êxito, o primeiro protótipo do telefone, outras tentativas de se chegar ao mesmo resultado já haviam sido realizadas. Foi o caso, por exemplo, das pesquisas do alemão Johann Philipp Reis, que foi um dos pioneiros a lidar com aquilo que hoje concebemos como telecomunicações. No entanto, as pesquisas de Reis não tiveram êxito técnico tão avançado como as de Bell. Todavia, devemos dizer também que Bell teve um concorrente à altura na década de 1870. Tratava-se do engenheiro eletricista Elisha Gray (1835-1901).



Fontes:

wikipedia.org
mundoeducacao.uol.com.br
super.abril.com.br
ebiografia.com
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...